Governo promete ressarcir vítimas de descontos indevidos do INSS

Operação Sem Desconto apura esquema bilionário de cobranças não autorizadas de aposentados e pensionistas desde 2016

O governo federal prepara a restituição dos valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas em um esquema nacional de descontos associativos sem autorização, investigado pela Operação Sem Desconto.

Na manhã desta quarta-feira (23), a CGU e a Polícia Federal deflagraram nova fase da operação. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, cada caso será analisado individualmente e os valores deverão ser devolvidos. A CGU estima que, desde 2016, quase R$ 8 bilhões foram descontados.

Em levantamento com 1.273 beneficiários, 97,6% afirmaram não ter autorizado os débitos. As vítimas devem receber correção e possíveis indenizações, com recursos do Orçamento. Parte poderá ser coberta com bens apreendidos.