Um homem foi preso, uma arma de fogo encontrada e alguns objetos suspeitos localizados graças ao sistema de localização de um celular roubado, na manhã de quinta-feira (21).
Guardas Municipais (GM) da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) se dirigiram até uma residência, na Rua Baronesa Geraldo de Rezende, no Centro, para averiguar o local.
A residência foi indicada através do sistema de localização de aparelho telefônico, roubado no dia anterior, em uma floricultura no Centro da cidade.
Quando os Guardas chegaram ao local, a proprietária do aparelho acionou, em sua casa, um sistema de alarme do aparelho, o que possibilitou que o mesmo fosse localizado facilmente.
Os Guardas foram recebidos pela cunhada do indiciado, 27 anos, que autorizou a entrada e a averiguação do local.
Após buscas realizadas no quarto do indiciado, além do celular roubado, foi encontrada uma arma de fogo, municiada com quatro cartuchos, intactos.
O indiciado informou aos Guardas que havia comprado o aparelho telefônico, avaliado em mais de R$ 3 mil, de um desconhecido.
Quanto a procedência da arma, ele informou que um outro desconhecido havia pedido para que ele guardasse a arma.
Na capa do aparelho telefônico, foram encontrados os documentos da vítima e também alguns cartões bancários roubados.
O furto aconteceu na quarta-feira (20), quando dois indivíduos entraram na floricultura, usando capuz e armados com revólver, e anunciaram o roubo.
O acusado foi levado ao plantão policial, juntamente com outros objetos localizados, como impressora, monitor e televisão.
A Autoridade Policial de plantão, Dr. Claudiney Albino Xavier, foi informada sobre a ocorrência e determinou a elaboração do Auto de Prisão em Flagrante Delito, por posse irregular de arma de fogo e receptação.
O aparelho telefônico e os documentos foram devolvidos para a vítima.
Um aparelho televisor, encontrado na casa, foi devolvido para a proprietária após a confirmação de propriedade, através da Nota Fiscal.
Os outros objetos encontrados foram apreendidos.
O indiciado foi transferido para a Cadeia Pública de Sumaré, onde aguarda a decisão da justiça.
Rastreamento
Diversos aparelhos telefônicos já saem de fábrica com a capacidade de serem rastreados. Em alguns deles, o proprietário precisa ativar o serviço e deixá-lo funcionando. Assim, quando o telefone for perdido ou até mesmo furtado ou roubado, através de uma senha, o proprietário pode fazer o bloqueio do aparelho ou até mesmo saber a sua localização, através da função de rastreamento.
A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) divulgou, no último mês, um sistema capaz de fazer o bloqueio do aparelho apenas com o número da linha.
No Estado de São Paulo, esse bloqueio já vem sendo feito há alguns meses, mas é necessário que o proprietário do aparelho informe o número do IMEI (número de série) do equipamento.
A Polícia Militar também vem intensificando a averiguação de celulares através do IMEI. Assim, nos equipamentos encontrados em locais ou com pessoas suspeitas, uma verificação é feita. Algumas apreensões já foram realizadas após essas averiguações e os portadores do aparelho são indiciados por receptação.
O número do IMEI pode ser visto através da digitação do código *#06# na tela do aparelho. Esse mesmo número também pode ser encontrado na caixa do equipamento.
B.O. 2096/2016
2111/2016
2112/2016