Grande quantidade de raios tira energia de parte da cidade

Na noite de quarta-feira, 23, uma chuva acompanhada de muitos relâmpagos pareceu atípica aos cosmopolenses. A grande quantidade de descarga, além de preocupar a população, trouxe ainda alguns danos e prejuízos aos aparelhos domésticos e também de empresas, além das muitas reclamações da falta de energia elétrica na manhã de quinta-feira, tanto nas residências, quanto nos comércios, escolas, terminal rodoviário e prédios de Cosmópolis.
Em contato com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a assessoria de imprensa relatou o caso, além de deixar orientação aos leitores para que os mesmos saibam o que fazer diante de novas tempestades, como da última quarta-feira. Veja na íntegra:
“O período chuvoso aumenta a incidência de ventos e descargas atmosféricas (raios) e, consequentemente, os riscos para pessoas e equipamentos elétricos. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, sendo o país campeão na incidência desse fenômeno no mundo.
Os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos elétricos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica. O aumento dos vendavais também tem sido sentido nos últimos temporais. Os vendavais provocam quedas de galhos e de árvores inteiras sobre veículos e pessoas e acarretam sérios danos ao sistema elétrico, causando desligamentos.
Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas comércios e demais construções é necessário fazer o aterramento nas tomadas e instalar equipamentos denominados de DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, conforme norma técnica da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Dispositivos como filtros de linha, estabilizadores e nobreaks também tendem a atenuar pequenas variações elétricas e picos de energia que chegam até os eletrônicos. Apesar de serem utilizados bastante em computadores, esses aparelhos também são recomendados para outros produtos.
Raios e ventos igualmente podem ocasionar o rompimento e queda de fios e cabos no solo. Os sistemas de distribuição de energia elétrica, das empresas do Grupo CPFL Energia, possuem para-raios e equipamentos de proteção, que servem para desligar automaticamente o fornecimento de energia nos casos de queda de cabos. Mesmo assim, ninguém deve se aproximar ou tocar na fiação caída. Diante dos prejuízos materiais e físicos é preciso estar atento quando uma tempestade se aproxima e tomar alguns cuidados.

Recomendações em inundações
Se a água chegar à altura de algumas tomadas mais baixas, a recomendação é para que os moradores desliguem os disjuntores de suas residências. Isso evita que a corrente de energia se propague pela água. Caso a água ameace atingir a caixa do medidor, o cliente deve contatar a distribuidora de energia do Grupo CPFL, que atende a localidade, para que seja desligada a energia da casa”.