Grupo constrói equipamentos para prática de exercícios na ‘Praça do Amor’

O grupo Ser Natural, composto de atletas praticantes da modalidade ‘Street Workout’, de Cosmópolis, iniciou, em dezembro, a reforma e construção de novos equipamentos para a prática de exercícios no Bosque das Nações, popularmente conhecida como “Praça do Amor”.
As obras são iniciativa dos próprios praticantes que, no cotidiano dos exercícios, viram que as barras que estavam instaladas na praça não eram adequadas. Além disso, ofereciam risco aos praticantes.
Tendo em vista essas condições, o grupo realizou um pedido de auxílio na obra à Prefeitura Municipal de Cosmópolis, que acabou cedendo o espaço para que fossem feitas as adaptações necessárias.
Contudo, o grupo realizou uma arrecadação entre seus 32 membros e, assim que foi alcançado o valor necessário, iniciaram as obras.
Adeval Ferreiro Bisco, que está participando das obras, conta que o primeiro passo foi tirar as barras velhas e adaptar o espaço com as novas. “Além disso, vamos fazer novos equipamentos, mais adequados para a modalidade e também para outros tipos de exercícios também”.
A ideia é que a praça se torne um complexo para atividades físicas. Então, o grupo diz que pretende instalar vários tamanhos de barra, com diversas formas, paralelas, escadas, pranchas abdominais e, enfim, diversos equipamentos que possibilitem a prática da modalidade e de diversos outros esportes.
Adeval conta que, inicialmente, a ideia é começar com poucos equipamentos, fazer uma inauguração, na qual já foram convidadas diversas equipes que realizam o esporte nas cidades da região e realizar uma competição. Ele lembra que, para isso, ainda está captando recursos, apoiadores e patrocinadores.
Uma das reclamações de um dos praticantes da modalidade há cerca de quatro anos, é de que Cosmópolis não tinha os equipamentos necessários para o esporte. Sendo assim, a equipe tinha que viajar até as cidades vizinhas para realizar os treinos.
Além do street workout, Adeval afirma que a intensão é ajudar a todos os esportistas que buscam realizar suas atividades na praça, até mesmo alguns lutadores já o procuraram para auxiliar na produção de equipamentos emborrachados para realizar os treinos. “Todo mundo que pratica esporte na cidade e quiser interagir com a gente será bem-vindo”, finaliza.

Ser Natural
O grupo nasceu em janeiro de 2015 e quem concebeu a ideia foi o atleta Bruno, que hoje deixou os treinos. Entretanto, antes de deixar os treinos, ele passou os conhecimentos para os mais próximos, que deram continuidade à ideia. Segundo integrantes, a ideia é mostrar o que o corpo humano é capaz de fazer.
Não é o primeiro espaço que o grupo monta; anteriormente, eles montaram um espaço de treino no Parque Ester, entretanto, tiveram que desmontar esse espaço.

O que é Street WorkOut
A modalidade consiste em um treino na rua. Basicamente, o praticante usa o peso do próprio corpo para executar exercícios em barras fixas, paralelas, no solo e até mesmo se apoiando em companheiros de treino.
Os exercícios exigem muita força, explosão, coordenação e equilíbrio. O diferencial é que todos os exercícios são praticados na rua ou em praças. A modalidade já é praticada em cerca de 90 países, tendo os Estados Unidos e a Rússia como referências.