De musicais a teatro infantil, peças apresentadas na capital encantam os amantes da arte
Em dezembro de 2016, foi divulgada a pesquisa “Hábitos culturais dos brasileiros”, realizada pela Fecomérico do Rio de Janeiro, que mostrava que 94% da população não ia ao teatro. Entretanto, um grupo de Cosmopolenses vai ao contrário do dado coletado alguns anos atrás – eles vão ao teatro mensalmente para apreciar os espetáculos.
O idealizador dos passeios, desde o início, é Orlando Fernandes Junior. Ele conta que, ao ter a ideia, compartilhou com os amigos e teve um bom retorno; muitos se interessaram. “Em 2012, estava em Londres. Na viagem, assisti um musical chamado Priscilla, Rainha do Deserto. Tempos depois, quando já estava no Brasil, vi uma reportagem na televisão que a peça seria apresentada no Brasil. Convidei alguns amigos e fechamos um ônibus. Não tinha a intenção de fazer sempre, mas o pessoal acabou gostando muito e se empolgou. Por isso, continuo fazendo as viagens”, explica Júnior.
O público começou com conhecidos de Júnior e de sua amiga de viagem Simone Bongiorno. “Começamos apenas com amigos e colegas; com o passar do tempo, chegou mais gente, um convida o outro e assim vai aumentando. Hoje, vai bastante gente diferente, pessoas que nunca foram e têm interesse. Nosso grupo atualmente conta com aproximadamente trezentas pessoas”, conta.
De acordo com Júnior, sempre que tem uma peça legal, o grupo se anima para a experiencia. Além do teatro, o grupo costuma ir a um restaurante, antes ou depois do espetáculo. Aqueles que não querem ir ao restaurante, ficam no shopping, onde é o teatro. “É um passeio muito divertido que incentiva a cultura do nosso país. Geralmente, o passeio sai por menos de R$ 200,00, incluindo ingresso e ônibus”, explica.
Com a pandemia, os passeios tiveram que ser pausados, assim como os espetáculos e outros estabelecimentos. Após a pandemia, o grupo voltou às atividades. “Fomos a São Paulo no dia oito de abril, assitir a peça ‘O guarda-costas’. Já fomos ver vários musicais, comédias… Alguns deles foram: Wicked, O gato de botas, Mamma Mia, O mágico de oz, Família Addams, entre outros… Foram mais de vinte excursões”, conta Júnior.
Ele conta que o grupo é aberto e gosta de receber novas pessoas. Os interessados podem entrar em contato com ele através de seu WhatsApp 19 99318-2886. “Pelo fato de fazermos as reservas com bastante antecedência, geralmente, conseguimos os melhores lugares. Costumam não passar da quarta fileira, podendo, assim, ver de perto os artistas e desfrutar bem mais dos espetáculos”, conclui.
A próxima viagem do grupo será em Maio, para o Bar Brahma em São Paulo. A data ainda não foi definida, mas acontecerá em um sábado.