Grupo de amigos de longa data: um exemplo de valorização das amizades

Tito Trevenzolli compartilha sua história e os amigos que juntou ao longo dos anos e que hoje ainda mantém contato

Valdemar Trevenzolli, mais conhecido como Tito, hoje com 82 anos, compartilha um pouco do que viveu na cidade de Cosmópolis e fala dos amigos que fez ao longo dos 75 anos que está aqui. Hoje, por meio de seus grupos de encontros, ele mantém contato com muitos deles e continua cultivando essas amizades.
A família de Tito veio de Paulínia para Cosmópolis em 1946 para montar um armazém na Rua Campinas e, desde então, ele construiu sua história na cidade. Estudou na Escola Rodrigo Octávio Langaard Menezes, trabalhou no armazém e jogou futebol no Cosmopolitano Futebol Clube. Foi presidente do Clube e, posteriormente, tesoureiro, durante 15 anos. Trabalhou na Usina Ester, criou seus filhos e, dentre muitas outras coisas, fez muitos amigos, e hoje guarda na memória todas as lembranças de uma vida na Cidade Universo.

Encontros de grupos
Para manter vivas essas lembranças, Tito participa de vários encontros com seus grupos de amigos de longa data. Além de poder reviver memórias, ele constrói novas, compartilhando momentos de alegria e diversão com algumas dessas amizades que foram feitas ao longo desses anos.
O primeiro grupo de que ele participa se junta sempre para jogar baralho. É composto por mais ou menos 12 amigos, todos de Cosmópolis, que se reúnem toda quarta-feira na casa de um deles. O grupo ficou com as atividades pausadas por quase dois anos por conta da pandemia e retornou recentemente. O intuito é manter contato, colocar a conversa em dia, manter vivas as recordações e, principalmente, desfrutar de um momento de diversão e brincadeira.
O outro grupo é a Turma da Alegria, que se formou há mais ou menos cinco anos para reunir os amigos de longa data que cultivaram suas amizades por cerca de 30 anos ou mais. Alguns estudaram juntos na infância e na juventude, outros se conheceram na própria vivência na cidade. As atividades também foram pausadas por conta da pandemia e agora há planos de retornarem com encontros mensais.
Tito conta que os amigos sempre se reúnem para jantar na chácara de sua irmã. Ele é o cozinheiro oficial do grupo e, com seu jeito divertido, sempre anima o ambiente. Alguns tocam músicas, cantam, conversam e se divertem bastante. Juntos revivem as lembranças e celebram a vida, a saúde e suas amizades e, eventualmente, reúnem para celebrar datas comemorativas, como o Réveillon. As reuniões mensais trazem amigos além dos que moram em Cosmópolis: aqueles que moravam aqui antes, mas que hoje vivem em cidades da região. Ao todo, em média, cada encontro conta com a presença de trinta pessoas.

Alegria e diversão
Aos 82 anos, Tito vive uma vida recheada de bons momentos, pois ele cativa suas amizades e faz questão de celebrar e compartilhar alegria e diversão. Acima de tudo, valoriza coisas importantes, como os laços criados com pessoas que fazem parte de seu dia a dia, que fazem parte da sua vida, com as quais construiu sua história na cidade de Cosmópolis.