Grupo de amigos realiza feijoada em homenagem ao ‘Tabajara’

Um grupo de amigos se reuniu na tarde de sábado (14) para realizar a segunda edição da Feijoada dos ‘Cachaceiros de Cosmópolis’. Este ano, o grupo homenageou o falecido comerciante da cidade, o Luiz ‘Tabajara’.

Segundo Douglas Franco, o ‘Pardal’, o grupo já se reúne, pelo menos uma vez por mês, desde 2011. “Eu criei o grupo na intenção de realizar, toda última sexta-feira do mês, um churrasco. O grupo começou com 15 pessoas e foi aumentando. No ano passado, o grupo decidiu realizar uma feijoada e nós reunimos cerca de 40 pessoas”, explicou Pardal.

 

Homenagem

No ano passado, a Feijoada aconteceu no dia 15 de julho. Aquele foi o último evento público que o ‘Tabajara’ participou. Cerca de um mês depois, em 11 de agosto, o comerciante faleceu.

Com isso, Pardal conta que o grupo decidiu reunir os frequentadores do ‘Bar do Tabajara’ e realizar a Feijoada deste ano. Inclusive, na camiseta do evento, foi colocada uma frase conhecida de Tabajara, “Não fique triste amigo, quando o dinheiro do outro acabar, ela volta”.

“No ano passado,  já teve uma frase que sempre era dita pelo ‘Tabajara’. Este ano, como homenagem, colocamos outra, a maior dele. Resolvemos fazer uma homenagem para ele e convidar os caras que eram frequentadores do ‘Bar do Tabajara’. Convidamos, inclusive, o Marcel, filho do ‘Tabajara’”, completou Pardal.

O evento aconteceu em um quintal de chão batido, debaixo da sombra de uma Mangueira’, em um terreno na Rua Max Hergert, próximo a esquina da Av. Ester. Este ano, cerca de 70 pessoas estavam presentes.

Sobre o lugar escolhido, ‘Pardal’ explicou que, “bem no passado, o Bira (Ubirajara Junior, morador do lugar) fazia feijoada lá. E aí, há uns 15 anos que não fazia mais, mas, no ano passado, realizamos novamente. O lugar fica dentro da cidade e é rústico para fazer a verdadeira feijoada ‘raiz’”.

 

Ação Social

O grupo ‘Cachaceiros de Cosmópolis’ decidiu, durante o evento, realizar uma Ação Social, para angariar recursos para duas instituições que trabalham com crianças na cidade, a Casa da Criança e o Projeto Arco-íris.

Nos próximos dias, Pardal vai entrar em contato com a direção das duas instituições, para saber das necessidades de cada uma.

 

Tabajara

Luiz Antônio Feliciano, o Tabajara, era conhecido na cidade por trabalhar por 46 anos no seu comércio, um bar na Av. Ester. Tabajara faleceu aos seus 68 anos após alguns problemas de saúde.

O famoso ‘Bar do Tabajara’ ficou conhecido devido ao atendimento alegre prestado por ele. Também, eram famosos os petiscos servidos por ele e a trilha sonora que tocava no bar. Diferente de outros bares, que costumam tocar música sertaneja, no Bar do Tabajara, a trilha sonora era de grandes nomes do Rock and Roll.