Grupo de apoio a mulheres com câncer faz campanha de conscientização

Objetivo do ‘De repente rosa’ é contribuir para que a paciente possa resgatar suas potencialidades

Simone Zanelatto ajudou a criar o grupo de apoio a mulheres com câncer. Hoje, ela faz parte ativamente, fazendo grande diferença na vida dessas pessoas na cidade de Cosmópolis.
“O Derepente_rosa é um grupo de apoio emocional a mulheres acometidas pelo câncer. O grupo visa contribuir para que a paciente possa resgatar suas potencialidades, se reintegrar aos seus próprios recursos internos para o resgate de suas forças, vitalidade e apropriação de sua vida. Hoje, contamos com 42 participantes, cada uma em um estágio do tratamento, algumas que já concluíram, mas, seguem firmes levando carinho, apoio e atenção a pacientes recémdiagnosticadas.
Tive meu diagnóstico em 2019 e, logo em seguida, veio o falecimento de minha mãe. Enfrentei luto, pós cirurgia e tratamento, tudo ao mesmo tempo; com isso, acabei sofrendo muito com a solidão. Por mais que tenhamos amigos, o câncer não é uma realidade na vida de todos. A maioria das pessoas não sabe como lidar com a situação. Foi quando entendi que, naquele momento, a minha melhor terapia seria estar com pessoas que me entendessem, que soubessem o que eu estou passando e, então, descobri que Cosmópolis ainda não tinha esse grupo. Conheci Adriana Montes, que fazia esse trabalho sozinha em Cosmópolis e nossa médica (em comum) foi dando nossos nomes para mais pacientes para que pudéssemos trocar ideias.
No mês 7 de 2020, eu criei o grupo. Hoje, sou uma das representantes dele. Nesse período, seguimos realizando nossas principais atividades ligadas à troca de experiências e o contato com várias histórias e tratamentos diferentes nos faz entender os propósitos de Deus e, principalmente, nos dá ânimo para seguirmos em frente.
Lá tiramos nossas dúvidas, desabafamos e contamos nossas angústias. O tratamento, às vezes, nos traz emoções confusas que só outra paciente pode entender. A famosa frase “só quem passa sabe”.
Falamos o ano inteiro, tanto no grupo quanto nas nossas redes sociais sobre a importância do diagnóstico precoce. No meu caso, eu insisti e não aceitei a conclusão do meu primeiro médico até chegar na Dra. Talita Giuzio, que acabou descobrindo meu diagnóstico. Por minha insistência, estava bem no comecinho e no momento perfeito para tratar. Essa é a nossa principal missão que, em outubro, tentamos intensificar com a campanha Outubro Rosa. Incentivar e encorajar outras mulheres a conhecer o corpo, realizar autoexame, mamografia. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chance há de tratar.
Este ano, queríamos mostrar, em nossos ensaios fotográficos, que o câncer vem, vai embora e a vida existe depois dele. Muitas mulheres se sentem amedrontadas, principalmente, na parte estética, visto que o câncer sempre foi tratado como uma sentença. E nós somos algumas das provas que superação existe. Somos 42 mulheres e nossos corações estão abertos a receber quem mais precisar. Nenhuma mulher deve enfrentar isso sozinha”.
O fotógrafo, produtor audiovisual e jornalista Ismael Fegadoli Júnior participou da campanha, onde foram produzidos cerca de 13 vídeos com depoimentos de mulheres integrantes do De Repente Rosa a fim de divulgar o projeto e impactar as pessoas através das histórias. Foram mais de quatro horas de gravação, que ocorreu no Espaço Guaiçara. Além da equipe de vídeo, contou com a participação de um fotógrafo e até mesmo cenários produzidos pela decoradora Bia Sala. Os vídeos serão todos publicados no Instagram @derepente_rosa no decorrer do mês de outubro, que foi escolhido justamente por conta do Outubro Rosa.
Para todos que quiserem conhecer mais sobre o De Repente Rosa, ver os vídeos com depoimentos ou até mesmo fazer parte, receber e dar apoio, basta entrar no Instagram @derepente_rosa.

Aponte a câmera do celular no QR Code e vá direto ao Instagram @derepenterosa:

Fotos: Jessica Giovanoni, Affonso Garcia Netto e Lenne Nunes