Grupo de apoio cosmopolense compartilha forças com mulheres diagnosticadas com câncer de mama

De repente... Rosa começou a partir de uma publicação no Facebook e hoje junta mais de 40 mulheres

Simone, criadora do grupo

O mês de Outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa” que visa a conscientização e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A data é marcada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
Cosmópolis conta com um grupo de mulheres que compartilham experiências e vivências sobre o dia a dia de mulheres que estão passando ou já passaram por este câncer. De repente… rosa é o nome que o grupo leva. O grupo foi idealizado pela Simone Zanelatto, e ela conta que o grupo nasceu a partir de uma publicação no Facebook, em que muitas mulheres estavam dialogando sobre suas experiências. “O De repente… rosa é um grupo de apoio emocional a mulheres acometidas pelo câncer de mama. Teve início em setembro de 2020, a partir de uma conversa entre pacientes em uma publicação no Facebook. Percebemos a necessidade de trocar ideias e experiências e a falta que fazia a todas esse grupo de apoio. Iniciamos em 7 mulheres e, desde então, o grupo vem crescendo. Hoje, somos 46 no total e temos 2 anos e meio de grupo”, explica Simone.
Em 2019, Simone foi diagnosticada com o câncer e, em seguida, veio o falecimento de sua mãe. “A maioria das pessoas não sabe como lidar com a situação. Foi quando entendi que, naquele momento, eu precisava estar com mulheres que me entendessem, que sabiam pelo que eu estava passando”, conta a fundadora do grupo.
Neste mês de outubro, o grupo trabalha ainda mais para conseguir alcançar mais mulheres. “Este ano, procuramos concentrar nosso trabalho em alertar as mulheres sobre a importância de conhecer o próprio corpo. Entendemos que somos as pessoas mais indicadas para falar do que “diferente” possa estar nos acontecendo… Estamos com uma agenda extensa entre rodas de conversas, depoimentos e participações em eventos, presenciais e on-line. Investimos também na comunicação visual e nosso outdoor deve ser instalado esta semana. A intenção é alertar o maior número de mulheres possíveis e também chamar atenção de toda a população para a importância do Outubro Rosa…”, conta Simone.
Gabriela Silva faz anualmente um ensaio fotográfico com as participantes do grupo. Para elas, este é um momento único, em que todas se juntam e, além de compartilharem histórias e vivências, elas se divertem. “O ensaio fotográfico é uma de nossas atividades mais importantes, a troca de experiências, o ambiente de fotografia, maquiagem e o se sentir bem para atividades que envolvem nossa estética. O ensaio nos ajuda a recuperar a autoestima e nos ajuda a enxergar muito além do corpo que diariamente passa por tanta medicação. O diagnóstico do câncer nos leva ao estado de solidão, na maioria das vezes a um sofrimento profundo e o grupo nos traz a importância de saber que temos uma a outra. E que por mais difícil que isso nos pareça, sempre há uma maneira de encontrar o caminho. Sozinhas somos pétalas, juntas somos rosa”, concluem as integrantes do Grupo De repente.. rosa.