Grupo de apoio visa ajudar amigos e familiares de alcoólicos

Presente na cidade de Cosmópolis há 19 anos, o grupo de apoio Al-Anon visa ajudar familiares e amigos de alcoólicos.
“O alcoolismo já é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. Infelizmente, ela não atinge apenas o dependente. Na verdade, a família sofre tanto quanto ele, já que, enquanto o alcoólico possui grande obsessão pela bebida, a família fica obcecada pela recuperação e abandono do álcool”, explica Cida B., membro do Al-Anon.
Por meio de compartilhamento de experiências e do uso de uma literatura própria, o grupo busca melhorar a relação dos participantes com as situações pessoais, além de visar à construção de uma nova visão de si mesmo, que, consequentemente, pode melhorar a condição do dependente alcoólico da família.
“No Al-Anon, buscamos sim ajudar as pessoas a lidarem com esse problema devastador que é o alcoolismo, mas não paramos por aí. Além do método de apoio dos 12 Passos, nós trabalhamos com as 12 Tradições e com os Conceitos, que nada mais são que uma forma de recuperação, organização e realização de trabalho voluntário”, explica Cida.
“Antes do Al-Anon, estávamos todos em um túnel escuro, sem perspectiva de vida, já que tudo passa a girar em torno do problema que enfrentamos. Entretanto, após nos dedicarmos à nossa melhoria pessoal, passamos a ver uma luz e nos recuperamos. Por isso, nossa missão passa a ser levar a mensagem aos familiares e amigos de alcoólicos. Com nossa recuperação, podemos ajudar aqueles que estão sofridos, buscando ajuda”, continua.
Segundo Cida, tudo é realizado com muita simplicidade, mas com comprometimento e organização. “Temos um coordenador e pessoas com mais experiência no assunto, assim, quando recebemos alguém novo, podemos focar mostrando os conhecimentos necessários para uma compreensão, onde a pessoa poderá se recuperar”.
Dentro das reuniões, tudo é feito sob anonimato. “É primordial. Quando nos mantemos anônimos, temos a confiança plena de dividir nossos problemas em comum”, comenta.
“Na associação Al-Anon, temos também grupos familiares Alateen, para jovens filhos de alcoólicos se reucperarem dos efeitos causados pela doença do alcoolismo na família”.
Os encontros do grupo Al-Anon acontecem toda segunda-feira às 16h no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizado na Rua São Paulo, sala 04.