Grupo de ciclismo Coração Valente representa Cosmópolis no ‘Caminho da Fé’ para Aparecida

O grupo de ciclismo Coração Valente se trata de um grupo de amigos, apaixonados pelo esporte e que há mais de um ano tem se reunido e atraído mais pessoas para a prática. Com aproximadamente 30 pessoas, de idades variadas e ambos os sexos, de acordo com a própria definição do grupo “o que nos une é a amizade, companheirismo, a paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios. Nosso objetivo é pedalar e vislumbrar as belezas naturais de nossa região, sem compromisso em competir e obter determinada performance. Praticar a solidariedade, permitir que qualquer pessoa, independentemente de seu preparo físico, possa partilhar desta aventura e sentir-se amparada e motivada pelos demais integrantes do grupo a vencer os desafios e superar seus próprios limites. Este é o ideal do grupo e o fundamento de sua criação”.
Nesta semana, oito dos integrantes se aventuraram no Caminho da Fé, apropriado para peregrinos e ciclistas. Com partida da cidade de Tambaú, interior de São Paulo, percorre entre estradas de terra, montanhas, subidas, descidas, vilarejos, fazendas e, de acordo com um dos integrantes da equipe, “é uma sensação indescritível desfrutar deste caminho, das paisagens, das paradas, da vista e da própria superação. Desta vez, devido um acidente recente, não pude ir, mas, estou sendo atualizado por eles a cada instante, em tempo real através da internet. Posso dizer que, independente da crença, fé ou religião, até porque, a maioria dos nossos possui religiões diferentes, mas, o foco é a aventura, é a paixão pela bicicleta que faz desse desafio, de 7 dias, algo incrível e que representa Cosmópolis”.

Representatividade
Durante todo o trajeto, painéis são expostos para adesivos e assinaturas representando cidades, lugares e pessoas que passam pelo Caminho da Fé, vindas de todos os lugares do país, por interesses diversos, sejam autossuperação, aventura, desafio, promessas…
Desta vez, em cada mural deste, Cosmópolis tem sido representado pela Equipe Coração Valente através de um adesivo com o nome do município e o logo do grupo.

O Trajeto
O trajeto é longo, mais de 400 km partindo da cidade de Tambaú, onde se inicia um trajeto apropriado para os ciclistas. Contudo, se trata de algo bem parecido com a programação dos peregrinos de 12 de outubro. Há carros de apoio em alguns casos, há um limite de distância percorrida por dia e locais já reservados para descanso e pernoite do grupo.

Superação
O grupo realizou vários treinos, em cidades diversas, antes deste desafiador percurso. Contudo, com limitações de compromissos com o trabalho, por não se tratar de um investimento tão acessível e até por questões de saúde, os oito participantes representando Cosmópolis tiveram essa disponibilidade. Entre eles, há o caso de superação de um senhor, que já passou por sérias cirurgias no coração.

Mulheres em ação
“Estávamos nos preparando para este desafio e, agora, chegou a oportunidade. Já houve vários grupos da cidade que fizeram este percurso, mas, bem provável que é a primeira vez que mulheres participam e isso é histórico”, relatou Sirlei, uma das integrantes e idealizadoras do grupo Coração Valente. Vale destacar que nesta jornada Sirlei e Ângela se propuseram à jornada de superação representando poucas mulheres com este preparo físico e coragem.

O retorno
O retorno do grupo será no dia 09, próxima terça-feira.