Grupo de corrida cosmopolense inicia atividades com quase 40 pessoas

O Adventus é um grupo de corrida recém-formado em Cosmópolis, que vem sendo organizado por Laércio Ferreira Maciel.
O grupo nasceu junto com a corrida “Quebrando o Silêncio”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 26 de agosto. O tema proposto foi estupro e suicídio, por ser considerado difícil de abordar dentro de uma família. “O dia da corrida ficou marcado como o dia de fundação do grupo Adventus. Saí convidando todo mundo. Ao final, compareceram quase 40 pessoas, e foi um dos melhores eventos que já participei”, comenta Laércio.
A ideia de montar o grupo surgiu junto a alguns amigos de Laercio e pela influência da Igreja Adventista. “Não tínhamos nada até então; tenda, camisetas. Era apenas uma ideia, até o Geraldo, do grupo de corrida Novo Tempo, de Hortolândia, nos avisar que haveria uma corrida organizada pela Adventista e nos convidou para participar”, explica.
Para Laércio, o importante de qualquer campeonato de corrida é o ganho de saúde e amizades. “O Adventus é aberto para todos que quiserem entrar. Não importa se já corre com outro grupo, recebemos todos de braços abertos”, afirma.
O corredor afirma ter o desejo de agitar o público em sua essência, o que resultou na sua responsabilidade organizacional pelo grupo Adventus. “As pessoas costumam dizer que a corrida é um esporte ingrato, pois, é solitário, já que é você correndo contra você mesmo. Eu não penso desta maneira. Acredito que, se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá em grupo. Faz toda a diferença estar acompanhado e, em um grupo como o Adventus, todo mundo é importante, todos são líderes”, pondera.
A corrida incentivou Laércio a dedicar-se à graduação em Educação Física, para que, no futuro, possa fazer trabalhos solidários com crianças e idosos. Além disso, visa um auxílio maior para com a parte física de cada corredor do grupo.

Como começou
Laércio Ferreira, antes de corredor, é mecânico de refrigeração. Há alguns anos, encontrava-se acima do peso e apenas a musculação não estava permitindo que alcançasse seu objetivo. Logo, seu instrutor o aconselhou a correr nas ruas, onde Laércio descobriu uma grande paixão.
Para ele, o importante nunca é ganhar, mas que a vitória sempre vem como consequência. “O que eu ganho, e é bem mais importante, são saúde, amigos, o prazer de estar com quem gosto. Eu não busco a ambição de chegar em primeiro e ganhar. Se vier uma vitória, é mérito de treinamento, de trabalho. O fato de saber que estou com saúde e que completei o percurso, já vale”, conclui.