Grupo de ginástica do Colégio Objetivo participa de credenciamento para evento na Áustria 2019

O Grupo de Ginástica Olímpica do Colégio Objetivo de Cosmópolis, do Projeto Social Todas as Formas de Aprender, participou, no dia 28 de novembro, do credenciamento nacional para a Gymnaestrada na Áustria 2019. Este evento é considerado o maior de ginástica não competitiva do mundo.
O credenciamento acontece através de uma apresentação, sob avaliação da Confederação Brasileira. A partir dessa avaliação, eles selecionam quem está classificado para representar ou não o Brasil.
A professora de ginástica Neuza Gusikuda explica que a participação da Gymnaestrada mudaria muita coisa no grupo. Segundo ela, apresentações anteriores, como, por exemplo, em Rosário, na Argentina, impulsionaram os ginastas a se esforçarem e conquistarem metas ainda mais distantes. “É importante para o crescimento pessoal e profissional de cada um dos ginastas, mas, o mais importante é a confiança que os participantes do grupo terão”.
Ela afirma, ainda, que, desde a última apresentação internacional, o grupo já apresentou grandes melhorias. “Acredito que se o grupo conseguir participar, a autoestima vai melhorar muito, o que incentiva ainda mais o empenho da equipe. De Rosário para cá, eles já melhoraram muito tecnicamente”.
Em 2017, o grupo participou de diversos eventos em muitas cidades da região. Além disso, o grupo obteve maior repercussão após se apresentar no Programa do Ratinho, no SBT, em setembro. Contudo, a história do grupo também foi marcada após a apresentação em Rosário, na Argentina, que também ocorreu neste ano.
Já para 2018, a professora conta que o grupo tem pretensão de participar do campeonato de acrobática.
Apesar da repercussão e do grande empenho da equipe, Neuza conta que o financiamento dos custos é feito por conta. Mesmo com a ajuda de algumas empresas, o grupo conta com trabalhos realizados em festas juninas, venda de pizzas e entre outros serviços realizados em eventos pela cidade.
Entretanto, o Colégio Objetivo sede a quadra e equipamentos necessários para os ensaios nos fins de semana.
O Projeto
Com 10 anos de existência, o projeto iniciou-se somente com alunos do Colégio Objetivo de Cosmópolis. Entretanto, a partir do segundo ano, já começaram a surgir e entrar interessados de fora do Colégio.
Neuza conta que a ideia foi do mantenedor Mauro Pereira, pois, ele acreditava que a escola tinha que voltar seus projetos à sociedade; assim que foi pensado o projeto desde o início. E com isso e o apoio da Fabiana Dester e Argeu Gini, o projeto se tornou possível.
Devido a alta procura, o grupo é formado apenas por indicação de outras pessoas. Com o tempo, o grupo foi crescendo e, hoje, conta com mais de 130 alunos ao total. Mas, no grupo principal, são 40.
Toda a formação é heterogênea, com diversas idades e habilidades, desde iniciantes até os mais avançados. Além disso, o projeto conta também com um grupo de pais. A professora diz que existem alunos vindos de diversas escolas de toda a cidade.