Grupo especializado em esportes radicais aquáticos analisa potencial do Rio Jaguari

Equipe deu início à exploração do rio através do rafting no bairro Uirapuru

No dia 07 de fevereiro (terça-feira), o Departamento de Turismo, em parceria com um grupo de profissionais dos esportes radicais aquáticos de Brotas-SP, deu um grande passo para a promoção do desenvolvimento do ecoturismo no Rio Jaguari. A ação também recebeu apoio da Guarda Municipal, que ofereceu suporte para a segurança dos profissionais, além de monitoramento da descida através de drone.
O grupo deu início à exploração do rio através do rafting no bairro Uirapuru. O objetivo era analisar e demonstrar o potencial do Rio Jaguari para esportes radicais aquáticos. Munidos de equipamentos de segurança, os profissionais Edson, César, Eduardo e Fábio, altamente qualificados e premiados no cenário nacional e internacional, partiram na análise do percurso de aproximadamente 18 km de extensão. Iniciaram com alguns quilômetros de remanso, que culminou na primeira queda, uma barragem artificial. A equipe do Departamento de Turismo e Guarda Municipal acompanhou os profissionais por terra para averiguar como sucedia a descida. No bairro Tanque Furado, a equipe de apoio foi recebida hospitaleiramente pelo casal Dona Maria Helena (Leninha) e o Sr. Algemir (Mirão) e seus simpaticíssimos cães Apollo, Billy e Paçoca, que gentilmente permitiram o acesso para a margem do rio através da Chácara Recanto Mariah.
Após o contato, os profissionais continuaram a descida até o ponto de apoio no Condomínio Chácaras Itália. E ali se prepararam para a próxima queda que viria a ser a mais desafiadora do dia, no antigo Encanamento. Após uma observação detalhada, foi decidido o melhor local para se lançarem por essa queda fantástica, classificada posteriormente pelos profissionais como nível IV para rafting e que certamente não será esquecida pelos nossos visitantes.
Nesse momento, a equipe se preparava para a passagem pela icônica Ponte de Ferro, uma de nossas mais conhecidas paisagens, quando começou uma chuva intensa. Isso fez com que as estradas de terra que levam até as trilhas ficassem encharcadas, fazendo com que um dos veículos de apoio ficasse atolado no canavial. Os GMs Valmir e Reginaldo habilmente rebocaram o veículo do Departamento de Turismo para um local mais seguro, porém, para sua total retirada, precisaram contar com a ajuda de um trator, enviado gentilmente por Marco Antônio Peressinotti.
Por fim, Marco e sua esposa também promoveram um delicioso almoço para nossos visitantes e equipe de apoio no Pesqueiro do Marco, localizado na CMS 030 (Antonio Francisco Peressinotti), Sítio São José. O local é referência do empreendedorismo ecológico e sustentável, conta com uma incrível infraestrutura, com excelente restaurante e diversão para toda a família.
Após o almoço, os profissionais puderam compartilhar seus relatos e classificaram o percurso, que conta com aproximadamente 5 corredeiras de nível II e 4 quedas de nível III e IV, como de grande potencial para esportes radicais como o rafting, boia cross e duck.
A localização de Cosmópolis é privilegiada, estando próxima a grandes centros urbanos como Campinas e até mesmo São Paulo. A inserção desses esportes no cenário turístico da cidade gerará imensos ganhos a toda uma rede de beneficiários, podendo atrair visitantes de toda a região. O rafting fomenta o número de visitantes na cidade, desenvolvendo toda a rede hoteleira, beneficiando o comércio local, os restaurantes e comércios, possibilitando a criação de empregos, além de viabilizar a qualificação da mão-de-obra local. Como consequência, novas atividades ecoturísticas poderão se desenvolver, como tirolesa, trekking e passeio a cavalo, provando que é perfeitamente possível desenvolver tanto o turismo que atraia visitantes da região, como também para que a população cosmopolense encontre aventura e diversão em sua própria cidade.

Texto: Jaque Mello
Fotos: Jaque Mello
Facebook: Turismo Cosmópolis
Instagram: @turismocosmopolis