Grupo “Guardiões da Represa” retira lixo e planta árvores na margem do rio

Ações ecológicas começaram em março de 2021

O grupo ‘Guardiões da Represa’ é composto por integrantes de Cosmópolis que visam a limpeza e conservação de um dos patrimônios mais valiosos de nossa cidade. Edson Martins, mais conhecido como Lebrão, foi o idealizador do projeto. “O grupo nasceu numa quarta-feira, dia 10 de Março de 2021, com amigos caiaqueiros que tinham por objetivo fazer uma Ação Ecológica com retirada de lixo na represa do Rio Pirapitingui, em Cosmópolis. Além da retirada do lixo, a intenção foi plantar árvore na margem do rio”, explica Lebrão.

O projeto

O trabalho do grupo ‘Guardiões da Represa’ vem desenvolvendo um trabalho diário em prol da represa, limpando e cuidando pelo seu entorno. De acordo com Lebrão, o trabalho vem sendo feito para a preservação do rio. “A ideia surgiu a partir do momento em que eu comprei meu caiaque e poderia começar a realizar este trabalho. É um trabalho 100% voluntário, não recebemos nada por isso. Quando começamos, haviam cinco integrantes, mas, hoje, somos em dois”, conta.

Frequência

Por conta da grande demanda, Edson explica que é necessário ir mais de uma vez por semana para retirar os lixos e descartes do rio. “É muita coisa. Geralmente, eu recolho lixo na Represa quatro dias por semana. Além do Grupo ‘Guardiões da Represa’ que eu criei, faço parte também do ‘Guardiões das Águas de Americana’, o qual tem a mesma ideia – limpamos os rios de forma voluntária”.
Edson explica que a Prefeitura ajuda em algumas ações. “Já fizemos uma ação Ecológica envolvendo os Setores de Meio Ambiente e Turismo; o setor de Turismo da Prefeitura tem nos ajudado indo retirar os sacos de sanito que eu recolho”, conclui.