Grupo realiza ensaio fotográfico solidário com idosos pedindo presentes de Natal no Lar dos Idosos

O trio formado por Letícia Affonso, Gabriela Poletti e Ana Bortolan realizou, na quarta-feira (22), um ensaio fotográfico solidário que busca arrecadar presentes de Natal para os idosos do Lar dos Idosos Irmã Rosália, em Cosmópolis.
No ensaio, foi feita uma foto de cada idoso segurando uma placa informando o nome, idade e o presente de Natal que gostaria de ganhar. Após realizadas as fotos, o próximo passo é divulgar e recolher as doações. Os presentes serão recolhidos na clínica Vila Bicho, rua Ramos de Azevedo, 258, Centro.
A entrega dos presentes será feita em um evento, no domingo, dia 17 de dezembro, no Lar dos Idosos. Este já é o segundo ano que o grupo realiza esse evento.
No ano passado, a entrega dos presentes foi feita no dia 18 de dezembro, último domingo antes do Natal, e contou com exposição fotográfica, diversos presentes, comidas variadas e a participação da ONG Hospitalhaços.
O trio afirmou que, neste ano, a expectativa é que mais presentes sejam arrecadados.

O início
O grupo decidiu realizar o projeto, pela primeira vez, por conta de uma postagem no Facebook. O projeto era de Poços de Caldas, porém, trabalhava apenas com as crianças. Sendo assim, pensando nos idosos, elas resolveram reproduzir a ideia com a terceira idade. Letícia diz que busca ajudar com seu trabalho, inclusive, não é o primeiro trabalho solidário que ela realizou.
Gabriela conta que vê diversos projetos voltados à criança nesta época e, por conta disso, resolveram mudar o foco. Ela lembra que, no primeiro ano, muitas pessoas ajudaram, de forma que nenhum idoso do Lar ficou sem presente. Pelo contrário, alguns pedidos foram atendidos mais de uma vez, caso do perfume, que devido a grande quantidade doada, foi distribuído entre outros idosos.
Ana acredita que esse projeto “faz o mínimo, mas, já faz uma grande diferença para eles”. Ela lembra ainda que “eles ficam se sentindo importantes, é mais uma questão de se sentirem que tem alguém pensando neles do que pelo presente material”.
Para Gabriela, muitas pessoas querem ajudar o Lar, mas ainda falta envolvimento das pessoas nos projetos que buscam melhorias na qualidade de vida desses idosos. Ela acredita que os idosos precisam sentir a presença de pessoas ao redor deles.