Gruta Nossa Senhora de Lourdes: um lugar lindo que estava escondido em Cosmópolis

Escondida em meio à mata nativa, está uma linda cachoeira de três quedas, culminando em uma gruta

Que Cosmópolis tem uma natureza privilegiada, todos nós sabemos. O Turismo tem mostrado diversos locais desconhecidos por muitos cosmopolenses. Recentemente, recebemos um presente. Escondida em meio à mata nativa, está uma linda cachoeira de três quedas, culminando em uma gruta.
Algumas pessoas já sabiam da existência desse lugar, conhecido antigamente por Gruta da Bepa (antiga proprietária de terras naquela região). Através do Paulo Stahl, que questionou a localização, essa informação chegou ao turismo; desde então, foram feitas algumas buscas, mas sem sucesso. Tempos depois, o Paulo procurou o Sr. José Ortiz, integrante do grupo Pé na Estrada, também buscando informações.
Então, o Zé Ortiz resolveu explorar a região em busca dessa misteriosa cachoeira. Com muita persistência, acabou encontrando esse tesouro escondido, em um ponto remanescente de mata atlântica totalmente preservada, bem perto de nós. Ficou encantado com a beleza do lugar e emocionado por ter encontrado.
Sugeriu, então, à líder do grupo Abigail Mello e aos demais membros que fizessem uma saída para o local no sábado seguinte. Por ser devoto, deu a ideia de levar uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes; o grupo topou e assim o fizeram. Batizaram carinhosamente o lugar de “Gruta de Nossa Senhora de Lourdes”.
Diante da descoberta, o diretor de turismo Sílvio Alves convidou o Youtuber Enrique Morris, que já havia feito diversos vídeos sobre os atrativos de Cosmópolis, como o da Gruta do Carrapicho, da Caixinha, da Ponte de Ferro, entre outros. Realizaram juntos uma expedição de exploração para descobrir onde fica esse lugar. O resultado dessa saída está no seu canal, no link a seguir: https://www.youtube.com/
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Pé na Estrada (José Ortiz), Enrique Morris e Sílvio Alves
Facebook: turismocosmopolis
watch?v=H7pRs9t6x_U&t=9s. Você também pode procurar no Youtube como “GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES – CÓSMOPOLIS – SP”.
Enrique Morris é um amante da natureza e de tudo o que é belo. Nasceu na Colômbia, viveu na Venezuela, na Ilha Trindad e Tobago (Caribe), no Chile e, há dois anos, está no Brasil, morando em Santa Bárbara D’oeste. Veio para o interior de São Paulo acompanhando sua mulher, Paula Castillo, engenheira, que precisou vir para cá trabalhar e seu filho Noah Dominic, de cinco anos, que é a estrela de seu canal.
Sua primeira formação acadêmica foi Marketing e, depois disso, estudou Educação Física, tornando-se Personal Trainer e professor. Os vídeos, ele faz por amor à arte; incentivado por amigos e família, criou o canal e começou a fazer as filmagens. Pesquisou bastante, fez pequenos cursos, comprou uma câmera antes de iniciar seu trabalho.
Em pouco tempo, o canal começou a fazer sucesso e investiu em mais tecnologias próprias para esse fim, como o drone. Fez mais cursos e hoje ele é licenciado para operar drone. Antes de vir ao Brasil, Enrique tinha patrocinadores mantendo o seu canal, porém, esse apoio não teve continuidade quando veio para cá. Mesmo sem incentivo financeiro, o que torna tudo mais difícil de realizar, o canal atualmente possui mais de 2,4 mil inscritos e está crescendo rapidamente.
Enrique é uma pessoa única, é muito especial, que externa em seus vídeos sua paixão pela natureza. Ele explica que, para ele, tudo o que tem no mundo pode ser matéria-prima para uma obra de arte. Pode ser um corpo que busca saúde e bem-estar para um personal trainer, ser um pedaço de mármore ou troncos de árvores para os escultores, tintas para os pintores, palavras para os escritores ou uma paisagem; que é a matéria prima da arte expressada por ele através dos seus vídeos.
Para conhecer mais do seu trabalho, procure no Youtube por Enrique Morris. Vamos impulsionar esse canal tão lindo! Dá um like!

Fotos: Pé na Estrada (José Ortiz), Enrique Morris e Sílvio Alves
Facebook: turismocosmopolis