Guarda Municipal aborda caminhão realizando descarte irregular de entulho

Duas pessoas foram conduzidas para a delegacia e um caminhão foi apreendido quando faziam o descarte irregular de entulho, na manhã de segunda-feira (26).
Guardas Municipais foram acionados por um fiscal da Prefeitura. Segundo o fiscal, estaria acontecendo o descarte irregular de entulho em um logradouro público no Jardim das Paineiras.
Naquele instante, inclusive, um veículo foi visto no mesmo local descartando o entulho.
Uma viatura da GM foi acionada e enviada para averiguar a situação. Chegando ao local, próximo de onde foram construídos alguns prédios, no final da Rua Monte Castelo, o veículo foi encontrado.
Em cima do caminhão, estavam o motorista e um ajudante. A carroceria estava cheia de entulhos e restos de concreto, pedaços de pau e sacos de cimento.
O motorista, 41 anos, dono do caminhão, e o ajudante, 33 anos, foram levados para a Delegacia.
O caminhão, um Mercedes-Benz, 1966, estava com a documentação vencida e foi apreendido e levado ao pátio.

Descarte irregular
O Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Cavagnini, falou sobre a apreensão do veículo e o descarte de entulho. Segundo o Secretário, “de acordo com o Art. 6 do Código de Postura do município, é proibido esse tipo de descarte”.
Segundo o artigo citado pelo secretário, “Art. 6º – Para preservar a higiene dos logradouros públicos, fica vedado:
I – lançar resíduos do interior das residências, dos terrenos e dos veículos, inclusive, graxosos, terras excedentes, entulhos ou quaisquer objetos de que se queira descartar;”.

A lei também prevê o valor da multa, que será imposta ao infrator. Segundo a lei, de acordo com o padrão construtivo que originou o entulho, a multa varia entre 5 e 20 UFMC (Unidade Fiscal do Município de Cosmópolis). No mês de fevereiro, a UFMC estava no valor de R$ 44,20. Este valor é alterado todo mês.
O secretário também ressaltou que a Guarda Municipal está atenta para esse tipo de irregularidade e que ações de fiscalização estão sendo estudadas pela Secretaria.