Guarda Municipal continua campanha ‘Direção Segura’

Uma motorista foi abordada, aparentando embriaguez, na noite de quarta-feira (17), por volta das 23h, no Centro.

A motorista, 28 anos, moradora do Bairro Parque Ester, foi abordada em uma motocicleta Yamaha Factor YBR 125, 2011, preta, quando estava circulando com o veículo pela Rua Dr. Campos Sales, no Centro.

Ao verificarem a documentação do veículo e da motorista, nada de irregular foi constatado, porém, após realizarem o teste do bafômetro, feito com os kits de bafômetro, enviados pelo Governo do Estado para a Secretaria de Segurança e Trânsito, foi constatada quantidade de álcool acima da permitida por lei.

A motorista foi encaminhada ao plantão policial, onde a ocorrência de embriaguez ao volante foi registrada. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio local.

O teste foi apreendido e também será encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC) para a comprovação da dosagem alcoólica.

Para o Secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Alexandre Braga, “as fiscalizações de trânsito, com a utilização dos kits da campanha, serão cada vez mais frequentes no município, já que visam a segurança no trânsito e coíbem os excessos cometidos pelos motoristas”.

Bafômetro

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito recebeu os kits com bafômetro no mês de setembro de 2015, através do Programa Direção Segura, do Governo Estadual.

Os mil kits, de fabricação francesa, irão auxiliar o trabalho da Guarda Municipal nas fiscalizações de trânsito, onde existe a suspeita de embriaguez por parte dos condutores de veículos.

O kit é composto por um saco plástico, que o motorista vai assoprar até encher, e também por um tubo, onde o ar vai passar para demonstrar se o motorista está ou não com dosagem alcoólica acima da permitida por lei.

Caso o exame comprove que o motorista está com dosagem de álcool acima da permitida, o mesmo é conduzido ao plantão policial, onde a ocorrência por Embriaguez ao volante será apresentada e o exame será lacrado como prova do crime.

Segundo Braga, “hoje, a legislação permite que, apenas com o depoimento do Agente de fiscalização, dizendo que o condutor do veículo apresenta sinais de embriaguez, medidas administrativas e criminais sejam tomadas contra o condutor. Os kits são uma ferramenta a mais para a comprovação do estado de embriaguez”.

 

IMG_6537_color

\

IMG_6539

 

IMG_6542

 

IMG_20160217_233342915