Guarda Municipal de Cosmópolis já realizou mais de 60 orientações a comércios desde o início da quarentena

Ações resultam de situações verificadas durante o patrulhamento e de denúncias recebidas dos munícipes.

Desde o início da quarentena no Estado de São Paulo, a Guarda Municipal de Cosmópolis já realizou 66 orientações a estabelecimentos comerciais sobre o funcionamento durante a pandemia da COVID-19. Foram 25 ações do tipo, em março, e 41 em abril.

Estas orientações resultam das situações verificadas durante o patrulhamento e das denúncias recebidas dos munícipes pelo telefone 0800 770 3165. Em um dos casos, uma chácara alugada para festas foi lacrada e uma pessoa foi apresentada na delegacia por desrespeitar o decreto, infringindo o artigo 268 do Código Penal e cometendo crime contra a saúde pública.

A Guarda Municipal também tem realizado outras atividades no combate ao COVID-19. As equipes de motopatrulhamento passaram alguns dias fiscalizando o embarque de passageiros na rodoviária e nos pontos de ônibus para evitar deslocamentos não necessários. Viaturas e equipes da GM também tem ficado em pontos de estacionamento estratégicos, como em frente às agências bancárias e dos Correios visando evitar aglomerações.

Para o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini, que integra a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, “a colaboração da população é fundamental. Quando as denúncias são recebidas, uma equipe é deslocada para averiguar a situação e caso o desrespeito ao decreto seja constatado, os responsáveis são orientados. Nos casos de reincidência contumaz, as medidas legais cabíveis são tomadas”.

“Estamos em uma guerra contra um inimigo invisível. Desde as primeiras horas atuamos com determinação para evitar uma tragédia na nossa cidade, seja suspendendo as atividades do grupo da terceira idade, seja orientando a população de Cosmópolis por meio de decretos. E a Guarda Municipal, sem contar a rotina diária de combate à criminalidade, tem feito excelente trabalho na fiscalização e orientação da população. Isso tudo vai passar, mas por enquanto a melhor vacina que temos é ficar em casa e nos encher de espírito fraterno e de solidariedade”, disse Pivatto.