Guardas Municipais e Policiais Militares conseguiram encontrar um laboratório de refino e de distribuição de entorpecentes na tarde de terça-feira (19). Uma viatura da Polícia Militar realizava um patrulhamento pelas imediações da Rua Luiz Strazzacappa, no Bairro Cidade Alta, quando os policiais avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Eles resolveram realizar a abordagem ao indivíduo, que saiu correndo, deixando para trás uma arma, um revólver calibre 38.
Os policiais pediram apoio e viaturas da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), além de outras viaturas da Polícia Militar, chegaram ao local, para prestar apoio na tentativa de capturar o indivíduo. Durante revistas realizadas aos locais suspeitos, nos fundos de um comércio, foi encontrada uma residência, onde estavam vários entorpecentes.
Foram encontrados microtubos vazios, que seriam utilizados para a embalagem e venda de cocaína, e maconha, já embalada para a venda, além de pedras de crack. Também havia dois sacos, com 25 kg cada, de uma substância branca, que seria utilizada para a mistura do entorpecente. Nas embalagens do produto de origem argentina, constava a inscrição de que o material se trata de ácido bórico. Diversos utensílios, como bandejas, liquidificadores, além de materiais para a secagem e embalagem da droga, estavam na casa.
O secretário de Segurança Pública, Carlos Alexandre Braga, e também a Ten. Alessandra, responsável pela Polícia Militar na cidade, estiveram no local, dando apoio à operação das duas forças policiais. Foram encontrados diversos documentos, como receituários e também carimbos em nome de instituições médicas, que provavelmente seriam utilizados para a venda de atestados médicos falsos. Diversas ocorrências do uso desse tipo de material já foram registradas na cidade. Todo o material localizado e também a arma encontrada foram encaminhados ao Plantão Policial para o registro do Boletim de Ocorrência.