Guarda Municipal intensifica ações do ‘Praça Segura’

Adolescentes portando bebidas e também entorpecentes foram detidos

Novas ações do programa ‘Praça Segura’ foram realizadas pela Guarda Municipal de Cosmópolis.
O programa, que visa aumentar a fiscalização nas praças e áreas de lazer do município, teve início na sexta-feira (17).
Já na sexta-feira (24), outras ações do programa foram intensificadas. Uma fiscalização, feita na Praça Presidente Kennedy, conhecida como Praça do Rodrigo, deteve alguns adolescentes, que estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas.
Também foi detido um rapaz, que portava algumas porções de maconha. O rapaz estava junto com os adolescentes, no mesmo local.
As ações estão sendo realizadas por todas as forças de segurança do município. Viaturas da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), do Canil e também as motocicletas, estão sendo utilizadas durante a realização das abordagens.
Apesar de serem intensificadas durante o fim de semana, as ações acontecem durante a semana e também durante o dia.
Na tarde de terça-feira (28), por volta das 15h, uma fiscalização foi realizada na praça da Vila Cosmo. Dois adolescentes foram abordados e passaram por revista pessoal. Com eles, os Guardas localizaram algumas porções de maconha.
Todas as pessoas, abordadas durante a realização do projeto, com alguma coisa ilícita, estão sendo levadas e apresentadas no Plantão Policial, da Delegacia local.
No caso de adolescentes detidos, um responsável é acionado e comparece na Delegacia local para acompanhar o registro da ocorrência.
Os maiores de idade, após o registro da ocorrência, foram liberados.
A Prefeitura ressalta que ‘a utilização de equipamentos de som com volume alto em veículos estacionados nos arredores das praças também será coibida, pois esta é uma infração que representa perturbação do sossego público’.
Para o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Cavagnini, “este projeto faz parte das políticas de segurança pública traçadas pela nova administração e foi formatado com o propósito de garantir tranquilidade às famílias que encontram nas praças importantes espaços de lazer.
A Prefeitura também informa que as ações do ‘Praça Segura’ podem ocorrer tanto durante o dia quanto à noite, em qualquer dia da semana. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.