Guarda Municipal realiza treinamento operacional no Ginásio de Esportes

Atividades testaram o preparo físico e a reação dos agentes sob pressão, elucidando possíveis cenários reais

A Guarda Municipal de Cosmópolis realizou um treinamento operacional durante a manhã da última quarta-feira de junho (24). O evento foi realizado no Ginásio de Esportes “Antonio Damiano” e contou com a participação de aproximadamente 40 integrantes, divididos em três equipes. Todos estavam usando máscaras e tinham álcool gel à disposição, tomando todas as medidas possíveis de prevenção a COVID-19.
A atividade foi dividida em três partes. Primeiro, as equipes receberam uma instrução sobre o uso de armamento químico e menos letal. Depois passaram por um circuito de exercícios que testou a capacidade física dos agentes. Por fim, as equipes se equiparam e passaram por uma situação de Controle de Distúrbio Civil simulada.
A intenção foi testar o preparo físico e psicológico dos GM’s para atuar sob pressão em situações deste tipo. Para isto, as equipes foram compostas mesclando membros do operacional e das equipes especializadas da instituição, que ficaram sob o comando de um inspetor.
“O descumprimento dos decretos que proíbem aglomerações e a realização de confraternizações tem sido frequente em nosso município. A Guarda Municipal tem atendido mais de 30 ocorrências de perturbação de sossego por fim de semana. Tendo isto em vista, realizamos este treinamento”, afirma o Diretor da GM de Cosmópolis, Matheus Francisco dos Santos.
O Diretor Santos complementa dizendo que “Segurança e Saúde são setores que não param, mesmo em tempos de pandemia, e devem manter qualificação e treinamento constantes para enfrentar todos os desafios. Agora é necessário que as pessoas acatem as recomendações sanitárias e evitem aglomerações e confraternizações. Tenho fé em Deus que logo tudo isso vai passar. Contem sempre com a Guarda Municipal”.