Objetivo é a conscientização para o fim da violência contra as mulheres, divulgando os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes
Em sequência às ações especiais do ‘Agosto Lilás’, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, foram realizadas ações informativas na região central.
As ações finalizam a campanha ‘Agosto Lilás’ no município, instituída para intensificar as divulgações da Lei Federal Maria da Penha, sobretudo suas punições legais para coibir os atos de violência doméstica contra a mulher.
A campanha é organizada pela Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, efetivada pelas Guardas Municipais femininas, empreendendo ações de conscientização para o fim da violência contra as mulheres, divulgando os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.
As ações foram empreendidas com apoio da ‘Patrulha Viva Mulher’, uma viatura exclusivamente desenvolvida para diligências da Guarda Municipal feminina, utilizada nas ocorrências de amparo às mulheres e atividades sociais públicas.
Nesta ação na região central, as Guardas Municipais entregaram folhetos nos comércios referentes à violência contra a mulher, materiais educativos sobre a Lei Maria da Penha e meios de denunciar os agressores, ressaltando o tema ‘unidas somos mais fortes’.
A divulgação direcionada para as mulheres é uma ferramenta importante nessa luta, sobretudo, na união feminina contra as agressões.
O conhecimento dos programas e leis previstas federalmente é fundamental para que as vítimas, familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciando os crimes e encerrar o ciclo de violência.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita nas delegacias e órgãos especializados, como também nos canais de atendimento da Guarda Municipal pelos telefones 153 e 3872-2600.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis