Guardas Municipais superam preconceito e demonstram força

Nesta sexta-feira, 08, é comemorado o Dia da Internacional da Mulher, em homenagem às centenas de operárias que morreram queimadas em 1857 (veja a história abaixo).
Já nos dias atuais, esse dia serve para que nos lembremos das lutas diárias que mulheres passam somente por serem mulheres. Dentro de diversos tipos de áreas de trabalho, é possível ver o machismo que rodeia as mulheres. É diário ouvirmos que alguma profissão não é “coisa de mulher”, mas todos os dias mulheres nos mostram totalmente o contrário.
Quatro Guardas Municipais Femininas, sendo elas Raquel Pereira Moraes dos Santos, Valdelucia Cordeiro Azevedo, Graciene Lima Pires dos Santos, Kenia Cristina da Silva, deram entrevista para a GAZETA de COSMÓPOLIS, contando as dificuldades e alegrias em trabalhar numa profissão que muitos consideram “coisa de homem”, mostrando que, ao contrário do senso comum, mulheres podem desenvolver o mesmo papel que homens.
As Guardas contam que começaram a trabalhar no ramo por gostarem e pela oportunidade que tiveram. Elas contam que, para elas, “sempre foi um sonho. Desde criança, sonhávamos com isso”.
Elas contam que sempre sofreram muito preconceito, “até pelos nossos companheiros de serviço”, explica Raquel.
“Nós sofremos preconceito até nos dias de hoje, é difícil homem aceitar uma mulher no mesmo local que ele. Ainda há muito machismo. Mas, estamos superando”, completa Kenia.
“Muitas vezes, temos que abrir mão da vida pessoal para prestar serviço à população”, diz Raquel.
“Temos que estar 24 horas atentas na rua. Nós mudamos nossa vida completamente”, explica Kenia.
Todas concordam que o preconceito dentro da profissão não vai acabar. “Acho que, em nenhuma profissão, as pessoas aceitam as mulheres à frente dos homens”, diz Valdelucia.
Valdelucia ainda diz que “muitas vezes, temos que lidar com parceiros que não aceitam trabalhar com mulheres”. E Graciane completa “por sermos mulheres, eles sempre cobram mais. Precisamos nos destacar ainda mais para termos o mínimo de reconhecimento”.
Valdelucia diz que, “ao meu ver, a melhor parte do trabalho, é ajudar as pessoas. Quando alguém fala ‘muito obrigada, Deus te aboençoe’, é muito gratificante”.

Mensagens para
as mulheres:

Raquel: “Eu acho que é tudo para a mulher SER alguma coisa. Estou há 22 anos na Guarda Municipal e sou orgulhosa de estar na Guarda”.
Valdelucia: “Não só para quem quer entrar na Guarda, mas, em tudo na vida. Nós somos capazes. Seja qual for o desafio, coloque Deus na frente que conseguimos”.
Kenia: “Para qualquer profissão, se você quer e tem vontade, você tem que ir. Mesmo que for um meio preconceituoso, você tem que ir, batalhar e conseguir. Estou há 13 anos na Guarda e amo minha profissão”.
Graciene: “Quero falar para as mulheres nunca desistirem, nós somos capazes de tudo. Vencemos as barreiras, as dificuldades e preconceitos. Vale muito a pena”.

A GAZETA de COSMÓPOLIS deseja Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres.