Guardiões da cidade – Praça da Família

Esse amor ao seu espaço reflete na cidade e contagia outras pessoas

Cuidar, verbo intransitivo que significa zelar, se encarregar, se interessar, atender. O turismo vive de locais onde as pessoas se sentem acolhidas, bem atendidas e bem-vindas. Por esse motivo, estamos falando de lugares cuidados com amor em nossa cidade.
Hoje, vamos falar sobre a Praça da Família, lugar lindo, criado pouco a pouco pelo casal Vera e Jene. São mais de vinte anos cuidando de uma rua sem saída em frente à casa deles, que anteriormente era apenas um terreno baldio cheio de mato.
Eles enfrentaram com determinação o problema, já que o lugar era um criadouro de animais peçonhentos e depósito de entulhos; viram ali uma oportunidade de transformar seu mundo em algo melhor. Começaram plantando duas árvores, dois pés de jaca, que desde então estão lá como um marco inicial.
Aos poucos, foram capinando o mato, tirando os entulhos, o que intimidou as pessoas a continuarem jogando lixo e entulho. Viram que ficou bom, começaram plantar mudas de árvores frutíferas. Atualmente, eles têm plantados lá pés de Pitanga, Manga, Limão, Bananeiras, Ameixa, também plantaram Ipês, flores e instalaram um balanço para as crianças brincarem.
Após um tempo, Jene conseguiu arrumar placas de metal e construiu artesanalmente mesas e banquinhos, onde hoje as pessoas sentam para fazer piquenique. Instalou também uma pia e construiu também uma churrasqueira, onde ele, a família e quem mais quiser pode utilizar o local para fazer churrasco, desde que o local seja mantido limpo, como foi encontrado. Ele também puxou energia e água de casa para levar até a praça.
Como seu filho pratica calestenia, ele também construiu artesanalmente barras, para que ele e seus amigos pudessem se exercitar mais perto de casa. Também fez aparelhos de ginástica, como o legpress.
Vera cuida com amor também da pequena praça. Alimenta os animais que passam por lá, como passarinhos, lagartos e até gambás. Seus filhos também adoram esse contato com a natureza.
Ao longo desse tempo, Jene conta que tem um amor grande pela Praça da Família, pois investiu muito dinheiro e trabalho para transformar um local abandonado nesse recanto que é usufruído tanto pela família quanto por pessoas que o visitam. Ele diz que, enquanto puder manter, vai fazer e ele sabe que não é um local que pertence a ele.
Termino meu texto lembrando que esse amor ao seu espaço reflete na cidade e contagia outras pessoas. Uma cidade bonita e bem cuidada sempre será bem vista por seus visitantes e o amor pela natureza é essencial para vivermos. “Tentamos proteger a árvore, esquecidos de que ela é que nos protege”, já dizia Carlos Drummond de Andrade.
A Praça da Família está localizada na Rua Artur Valério Vákula, em frente ao número 35, no bairro Parque Real

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo