Ela fica na pacata Rua José Inocêncio, que é sem saída, no Bairro Parque das Laranjeiras
Uma grande amizade que nasceu e se fortaleceu ao longo dos anos, da mesma maneira que a praça que desenvolveram com muito carinho, cuidado e amor. Tudo começou quando Esmeralda e Maria de Lourdes se mudaram para a Rua José Inocêncio e se tornaram vizinhas, há mais de oito anos.
Elas logo se depararam com o terreno em frente às suas residências, onde moram até hoje,tomado de mato e com muito colonhão (capim guiné), o que atraía animais peçonhentos, principalmente, escorpiões.
Decidiram, então, limpar o terreno e solicitaram autorização na Casa da Agricultura na época. Conseguiram a autorização com a condição de que dessem continuidade à mata que permeia o terreno. Para isso, ganharam 32 mudas de árvore, entre elas pés de Ipês Amarelos, Brancos e Rosas.
Elas limparam o terreno e iniciaram o plantio dessas mudas há cinco anos, no dia 1º de Maio. Passaram a zelar pelo local e arrumar cada vez mais, tirando matos, organizando jardins, fazendo canteiros com ervas.
A vizinhança acabou ganhando um belo ponto de encontro, com tudo organizado. Montaram um pouco mais ao fundo uma mesa e bancos de madeira, onde hoje fazem churrasco, se reúnem, leem e as crianças brincam à vontade.
Plantaram uma grande variedade de árvores frutíferas, como abacate, manga, bucha, maracujá, mexerica, laranja, limão, pitanga, figo, acerola, pitaya e bananeiras. Essas frutas acabam atraindo alguns animais silvestres, como saguis, esquilos, tucanos, paturi e lagartos, além de uma diversidade de pássaros. Há pouco tempo, fizeram um espantalho para colocar no canteiro onde têm plantadas ervas e temperos, que recebeu o nome de “O Cara”. Ele faz a alegria da criançada.
Elas trabalham com tanta dedicação e afinco que, nos dias de hoje, praticamente, toda a vizinhança se contagiou e participa da manutenção. Eles transformaram totalmente um local sem vida em um recanto para todos.
Tanto Esmeralda quanto Maria de Lourdes traduzem seus sentimentos sobre a praça com as palavras “paz” e “tranquilidade”. Maria de Lourdes diz que esse lugar que criaram uniu a todos, que ali tem muito amor envolvido.
Elas esperam que essa semente que plantaram estimule as próximas gerações a dar continuidade, dando frutos para o futuro. “Quem planta apenas para comer, sobrevive, quem planta para as próximas gerações, eterniza-se” (Nijair Araújo Pinto).
É importante lembrar que esse cuidado e dedicação refletem muito na cidade, tornando-a mais bela e contagiando outras pessoas a cuidar de mais locais, tornando seu pequeno mundo melhor. Uma cidade bem cuidada e arrumada sempre vai transmitir boa impressão a quem nos visita, atraindo, assim, cada vez mais visitantes.
A Praça das Companheiras fica na pacata Rua José Inocêncio, que é sem saída, no Bairro Parque das Laranjeiras.
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis