Guia de Profissões com Thaís Franzoni Barbosa

Thaís é professora de língua portuguesa e inglesa.

Nesta semana, o ‘Guia de Profissões’ é com Thaís Franzoni Barbosa, que trabalha como Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Saiba um pouco mais sobre a profissão e a profissional Thaís:
Gazeta Cosmópolis: Fale um pouco sobre a sua profissão.
Thaís Franzoni Barbosa: Em minha opinião, para uma pessoa seguir a minha profissão, tem que gostar realmente, pois, não é muito fácil lidar com o comportamento de alguns alunos, mas, eu sempre acredito no potencial dos alunos.
Gazeta de Cosmópolis: Por que você decidiu seguir esta carreira?
Thaís Franzoni Barbosa: Porque é uma profissão que eu sempre admirei, inclusive, a minha mãe é professora. No início, eu tinha um pouco de medo de não conseguir passar o conhecimento para os alunos, mas, depois, quando percebi que eles entendiam, decidi seguir em frente.
Gazeta de Cosmópolis: Qual foi o seu primeiro contato com essa profissão?
Thaís Franzoni Barbosa: Foi desde cedo. Minha mãe foi minha primeira professora; então, aprendi a ler e escrever com 5 anos de idade. A escola sempre foi um lugar familiar para mim, onde me sinto confortável.
Gazeta de Cosmópolis: Pretende mudar de profissão?
Thaís Franzoni Barbosa: No momento não, pois, estou feliz com a minha profissão.
Gazeta de Cosmópolis: Qual a sua dica para quem quer seguir essa profissão?
Thaís Franzoni Barbosa: Que não adianta só ter o conhecimento se você não souber passar isso para o seus alunos, e também é preciso ter muita paciência.
Gazeta de Cosmópolis: O que você menos gosta no seu trabalho?
Thaís Franzoni Barbosa: Normalmente, temos que preencher muitos papéis, mas, como já trabalhei na secretaria, já estou acostumada. Acredito que é lidar com a falta de dedicação e de desinteresse dos alunos.
Gazeta de Cosmópolis: O que te faria desistir de atuar nesta área?
Thaís Franzoni Barbosa: Se eu não conseguisse mais lidar com algum comportamento dos alunos, ou algo assim, e percebesse que isso estaria me prejudicando de alguma maneira, eu pararia.
Gazeta de Cosmópolis: Quais são os desafios que você encontrou até aqui?
Thaís Franzoni Barbosa:
Trabalhar em equipe com alguns professores, seguir algumas regras e, como eu já falei, lidar com alguns alunos. É muito desmotivador ter alunos que não reconhecem o que você faz por eles, porque dá muito trabalho preparar uma aula ou uma atividade. E desanima quando você percebe que seus alunos não têm interesse naquilo que estou passando a eles.
Gazeta de Cosmópolis: Você já teve outra profissão?
Thaís Franzoni Barbosa: Sim, já trabalhei como manicure, em transportadora, já fui recepcionista, já fui agente de organizações escolares e gerente escolar.