Guia de Profissões: Veterinário

José Francisco da Costa, mais conhecido como Chiquinho, de 40 anos, exerce a profissão de Médico Veterinário. Trabalhou na agropecuaria da família assim que terminou a escola; o contato direto com o mundo dos animais o encantou e o fez optar por essa profissão. Atualmente, tem sua clínica veterinária e fala um pouco sobre sua profissão:

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como decidiu seguir a profissão de veterinário?

Chiquinho: Após o término do 2º grau (1998), vim trabalhar com meus pais que são proprietários da Agropecuária Colibri, comecei a gostar cada vez mais do atendimento ao público, de poder lidar com pessoas e ajudar na orientação e venda de rações e medicamentos veterinários.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: Com quantos anos optou por seguir essa carreira?

Chiquinho: Pela dificuldade em não poder sair para fazer faculdade muito longe da cidade de Cosmópolis, por motivo da administração da loja, comecei a fazer a faculdade com 24 anos.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: Onde você estudou?

Chiquinho: Me formei pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ), sendo que, durante este período, fiz diversos cursos complementares, totalizando 5 anos de muito estudo e dedicação.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: O que muda da teoria para a prática?

Chiquinho: Após o término da faculdade, por já estar trabalhando na área do mercado pet/agropecuário, iniciei uma nova etapa. Através do apoio de minha esposa, amigos e, principalmente, dos meus pais, resolvi abrir uma nova empresa, a Clínica Veterinária Colibri, podendo assim por em pratica todo meu conhecimento, ajudando clientes e amigos através de consultas, cirurgias, exames complementares nos mais diversos problemas relacionados a animais de pequenos porte.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: O que mais gosta na sua profissão?

Chiquinho: Gosto de tudo relacionado a animais, mas, estudar, conhecer sobre doenças e tratamentos médicos e poder por em prática é muito satisfatório, principalmente, quando temos respostas satisfatórias em relação aos tratamentos.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: O que menos gosta na sua profissão?

Chiquinho: Sobre o que menos gosto é difícil responder, mas, tenho uma profissão que requer muita dedicação, comprometendo um pouco o convívio familiar. Mas, por outro lado, é muito satisfatório poder ajudar e também poder orientar seus proprietários quanto a melhor forma de tratamento.

 

GAZETA de COSMÓPOLIS: Deixe uma dica para quem ainda não sabe qual carreira seguir.

Chiquinho: Minha dica para aqueles que ainda estão indecisos na profissão é não ter muita pressa para fazer a faculdade. Sou exemplo pratico disso, pois, apenas comecei a fazer a faculdade após já estar trabalhando no ramo, realizar muita pesquisa sobre profissões e carreiras, conversar com profissionais das áreas de interesse. Hoje, tenho muita gratidão por todos que me ajudaram e me incentivaram na escolha da minha profissão.