Gustavo e seu xodó Barreto

O xodó desta semana não é nada tradicional. Gustavo Henrique Carão Tetzner apresenta seu boi, o Barreto.
Barreto nasceu na casa do Gustavo, durante o recesso escolar. Como Gustavo e sua irmã estavam de férias, ficavam brincando com o boi durante o dia, o que o fez ficar manso e virar parte integral da família, que o adora e o trata com muito carinho.
O nome Barreto veio do amor de Gustavo por rodeios. Ele diz que foi uma associação aos rodeios de Barretos.
O boi gosta de comer silagem de cana e polpa de laranja, mas o resto do dia ele fica pastando. Gustavo leva o xodó para passear pelo sítio, dá banho de mangueira e gosta de coçar o animal. Ele adora a presença do seu boi.
Por mais que o animal seja manso, ele causa medo. “Uma vez, meu amigo foi em minha casa, mas, estava com medo de montar no Barreto. Mesmo assim, fiz o meu amigo subir no boi. Ele ficou gritando, mas, como o Barreto é manso, o boi só andou um pouco”, conta Gustavo.
Gustavo diz que a amizade entre os dois é verdadeira. Ele se dá muito bem com o boi, assim como a família também. “Todos gostam dele. Por ele ser manso, todos o acariciam e dão comida para ele”, comenta.
Ele também se lembra de um dia em que ele e sua irmã colocaram um tambor para Barreto puxar e Gustavo subiu nele. O boi se assustou, saiu correndo e derrubou Gustavo, que acabou ficando todo ralado; apesar de tudo, ele se divertiu muito.
Gustavo sente muito carinho pelo seu animal e o considera um amigo para todos os momentos.