Há mais de 40 anos na carreira, educadora fala sobre o Dia da Educação

No dia 28 de abril, é celebrado o Dia da Educação. Um marco para ser reflexão sobre o tema. Uma área que, apesar de tamanha desvalorização com o passar dos anos, deveria ser de primordial respeito e valor.
Para falar um pouco sobre esta data, Nilze Chiriato Morais, 67 anos, diretora da escola estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira, e que trabalha na área da educação há mais de 40 anos, comenta sobre sua trajetória neste meio e afirma realização. “É uma vida, mais de 40 anos na educação, 33 deles na direção e 20 deles à frente do Ginásio Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira, o GEPAN, orgulhosamente”.
Acompanhe mais de perto esta história de sucesso:

Quando se identificou pela carreira?
“Aos sete anos, já entrei alfabetizada na escola. Gostei tanto do ambiente escolar que passei a brincar só de escolinha com as minhas bonecas. Decidi, então, que seria professora e nunca mais saí da escola”.

Houve dificuldades?
“Quando fazemos o que gostamos não existem obstáculos que nos façam desanimar e, graças a Deus, tive uma carreira de sucesso. Deus colocou em minha vida muitas pessoas a quem devo gratidão eterna, porque, sem elas, eu não teria chegado aonde cheguei: família, amigos e inúmeros colegas educadores”.

Qual o lado mais gratificante da educação?
“Não existe nada mais gratificante que colaborar para a formação de um ser humano. Pela nossa vida de educadores. São milhares de adolescentes e, em cada um deles, com certeza, fica um pouco de cada um de nós. Poder ajudar as famílias na missão de encaminhar seus jovens na estrada do bem e saber depois dos sucessos que eles alcançam na vida, dá a todos nós a maravilhosa sensação do dever cumprido”.

Em sua opinião, qual o cenário da educação atualmente?
“Acredito na educação como o caminho mais eficaz para melhorar um país. A formação de nossos jovens dentro de princípios, valores e virtudes, com certeza, fará com que tenhamos no futuro um Brasil do qual nos orgulharemos. O jovem também precisa de limites e é nessa linha que a escola GEPAN trabalha. Dizemos com orgulho que temos pouquíssimos problemas de indisciplina e raríssimos casos de falta de respeito. Tenho essa convicção de estar no caminho certo porque, mais uma vez, conseguimos a maior média do IDESP da Diretoria de Ensino de Limeira, entre as escolas do ensino médio. Também colocamos, mais uma vez, inúmeros alunos em Universidades Públicas,

Nilze Chiriato Morais –
Diretora da escola GEPAN

como Unicamp, Unesp e Federais de vários estados. Um número ainda maior de alunos conseguiu 100% de bolsas em faculdades da região e em cursos de grande concorrência”.

Mensagem aos educadores
“A todos os meus amigos educadores, quero deixar a certeza que nosso trabalho será reconhecido. Mesmo aqueles alunos que nesse momento parecem não valorizar o professor, um dia, mais tarde, aparecerão para dizer o quanto são gratos. Posso afirmar isso, porque, constantemente, em diversos lugares, recebo agradecimentos, os mais variáveis possíveis. Muitos agradecem até as ‘broncas’ que levavam. E quantos trazem os filhos para a mesma escola que estudaram por acreditarem no trabalho da nossa equipe. Muitos dizem que nós fizemos a diferença na vida deles…
Colegas educadores, sejamos sempre mais um a fazer a diferença na vida de alguém. Sejamos sempre mais um a querer uma sociedade melhor. Sejamos a diferença! A lei do retorno existe, podem crer…”