Hábito da leitura ajuda no desenvolvimento da criança

A leitura de estórias de ninar, poesias, versos, histórias de contos clássicos, ou seja, toda leitura agrega valores para a vida.
Segundo a psicopedagoga Rosana Helena Sass, a pessoa, com o hábito de ler, adquire conhecimentos, desenvolve e aprimora a escrita, amplia o vocabulário, ajudando também numa simples troca de ideias, numa entrevista, ou até mesmo em um bate-papo entre amigos.
Atualmente, com o uso da tecnologia, mais especificamente das redes sociais, a linguagem escrita ‘adotou’ abreviações, as quais requerem atenção nos quesitos de trabalhos escolares, relatórios etc.

Rosana Helena Sass
Psicopedagoga
Escola Patotinha
Fone: 3872-4828

Rosana ressalta que a leitura, agregando conhecimentos, são ‘tesouros e bens preciosos’ que ninguém nos rouba. “Se a pessoa souber escolher, a leitura vai levá-la por caminhos grandiosos”.

Crianças
De acordo com Rosana, a leitura, principalmente, para as crianças, é instrumento fundamental, auxiliando na imaginação, criatividade e habilidades. “Segurar um livro, virar a página, equilibrá-lo nas mãozinhas, são ‘movimentos’ importantes para o desenvolvimento”.
As crianças devem ser estimuladas para a leitura, e os pais têm papel especial nesse processo. Para a criança, o exemplo, a referência, são os maiores estímulos. “Se queremos algo positivo para nossas crianças, também temos que oferecer algo positivo a elas”. O exemplo vale mais que mil palavras.

Dicas
A psicopedagoga entende que as crianças podem e devem ter acesso aos livros, a qualquer momento do dia. “Temos uma gama grande de livros de estórias, até os de banho, tornando esse momento ainda mais prazeroso”.
As caixas de livros no quarto, como as de brinquedos, oferecem oportunidades da criança estar em contato com ‘a leitura’ constantemente.
A oferta de livros de variadas formas de apresentação dá à criança a oportunidade de identificar o tipo de leitura que mais lhe agrada. Respeitando e atendendo à cada faixa estaria, temos: só figuras, figuras e pequenas frases, figuras e pequenos textos, textos e pequenas figuras e só texto.
E para aquelas que ainda não adquiriram o hábito da leitura, os pais podem ajudar, lendo junto com os filhos e, porque não, após a leitura, mesmo que uma folha por dia, refletirem, conversarem sobre o conteúdo lido. “A leitura – juntos – traz a chance de fortalecer vínculos e garantir presença na vida da criança”.