GAZETA de COSMÓPOLIS: Há quanto tempo você mora em Cosmópolis?
HELENA: Eu e minha família viemos de Santo André/SP e estamos morando em Cosmópolis há 12 anos. Mas, frequentamos a cidade há 35 anos, desde quando meus pais compraram a nossa chácara, que fica próxima ao cemitério.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a escolha da sua profissão? Por que você fez essa escolha?
HELENA: Sou formada em Administração de Empresas. A escolha veio desde o colégio, quando fiz Técnico em Secretariado, onde desenvolvi algumas habilidades que já faziam parte de mim, mas que, na ocasião, talvez, eu não soubesse descrever: organizar, planejar, administrar, criar rotinas, buscar alternativas, oportunidades, servir, fazer diferente, encontrar soluções. Atualmente, estou como Coordenadora de um Projeto Social que acontece dentro da APAE de Cosmópolis, chamado Projeto “Mão na Massa – Padaria Artesanal”, que recebe o patrocínio exclusivo da Petrobras.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Se você não tivesse seguido essa profissão, qual outra você acha que seguiria?
HELENA: Com certeza, eu seria uma organizadora de armários! (risos). Hoje em dia, já existem cursos que formam profissionais e empresas que atuam nesta área, e com nome chique: “Personal Organizer”, ou seja, Consultora de Organização. Não existem segredos para isso! Basta utilizar técnicas simples, porém, eficazes, mas que passam completamente despercebidas devido à correria do dia a dia. Afinal, um armário organizado é tudo!
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual foi a lição mais importante que seus pais lhe ensinaram?
HELENA: Honestidade, responsabilidade e ética.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é o seu maior dom?
HELENA: Esta pergunta soa como ironia para mim. Há alguns meses, eu estava em uma aula de Zumba (na verdade, era a terceira vez que eu estava indo) e confesso que não consegui acompanhar três passos seguidos de qualquer coreografia que o professor ensinava. Resultado: Saí de lá chorando e me perguntando o que eu vim fazer nesta vida, se nem imitar alguns passos de dança eu conseguia… Qual era o meu dom? O que estou fazendo por aqui? Qual seria o meu melhor? Mas… Não encontrei a resposta até agora!
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é a pessoa que você mais admira?
HELENA: Eu poderia descrever algumas pessoas, mas seriam desconhecidas para a maioria dos leitores, por isso, eu sempre falo de uma que todos conhecem, que engloba as qualidades, admiração e orgulho que sinto pelas demais que são desconhecidas. Um profissional digno, que possui credibilidade, liderança, criatividade, é expressivo, comunicativo, um excelente vendedor, com postura, perseverante e que resultou no que ele é e no que eu admiro e valorizo: um vencedor. Silvio Santos.
GAZETA de COSMÓPOLIS: O que você gosta de fazer em seu tempo livre?
HELENA: Amo estar com minha família ou entre amigos: seja conversando, ouvindo um som, recordando, planejando o próximo fim de semana ou rindo das gafes cometidas.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Já pensou em participar da política cosmopolense?
HELENA: Eu nunca gostei de política nem de políticos. Eu não acredito que uma pessoa honesta e digna possa fazer alguma benfeitoria em meio a tanta manipulação, interesses pessoais e jogo político. Porém, eu preciso acreditar num futuro melhor para mim, para meus filhos, para todos nós. Eu preciso acreditar que existe uma maneira e que de alguma forma alguém vai conseguir fazer a diferença. Apesar das eleições municipais estarem aí e todos concentrarem as energias dizendo ter “poder do voto”, sabemos que não é o suficiente! Temos que estar presentes. Nos fazer presentes. A propósito, você se lembra em quem você votou para Vereador, Deputado Estadual ou Deputado Federal nas últimas eleições? Você se orgulha disto? O que você fez para cobrar destes políticos que elegeu através da confiança que depositou neles? Por estes motivos, estou revendo meus conceitos em relação à primeira frase da minha resposta.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Se você tivesse direito a fazer um pedido que fosse realizado, qual seria esse pedido?
HELENA: Que o dia de hoje fosse eternizado com saúde digna, educação de qualidade e trabalho remunerado para todos.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Existe um lugar em que você goste de ficar, que te traga paz e calma?
HELENA: Claro! De preferência, uma segunda-feira de verão, com muito sol, calor, protetor solar, óculos de sol, sentada na areia da praia, descalça, de frente para o mar e tomando água de coco…
GAZETA de COSMÓPOLIS: Considerações finais ou frase/pensamento final.
HELENA: Tudo que for fazer, que seja feito com amor, carinho, dedicação, programado e organizado. Que seja criativo e diferente. Que possa servir de exemplo e orgulho para outras pessoas. Afinal, “Tudo que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer. Mas, tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira.” Paulo Coelho, O Alquimista.