Hemocentro da Unicamp juntamente com Secretaria de Saúde realizam campanha de doação de sangue

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, a Secretaria de Saúde de Cosmópolis realiza a campanha de doação de sangue toda última sexta-feira do mês, das 8h30 às 12h00, nas dependências do CERC, que fica na Avenida da Saudade, 670.
Para quem preferir ir direto no Hemocentro da Unicamp, o funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 15h00, exceto feriados. O Hemocentro fica na Universidade Estadual de Campinas – R. Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária, Campinas – SP.
Segundo o Hemocentro da Unicamp, as campanhas de doação de sangue em Cosmópolis mantêm uma oscilação, dependendo muito do decorrer do ano. A média é de 60 a 70 doadores, porém, em alguns meses, o número cai para 40 a 50 doadores.
O CERC tem um número significativo. A população de Cosmópolis sempre participa assiduamente nas campanhas com doadores regulares que sempre colaboram, mas, baseada na média da população da cidade em relação ao tanto de doadores, acaba sendo uma porcentagem pequena, pois, a Organização Mundial de Saúde preconiza que pelo menos 2% da população do município sejam doadores de sangue. A média de doadores mensal na cidade é menor que 2%.

Critérios para fazer
a doação de sangue
Pessoas que têm de 16 a 65 anos podem fazer doação de sangue, porém, para os menores de 18 é obrigatória a presença dos pais e documento com foto. Não precisa estar em jejum, apenas em boas condições de saúde. No local, o doador precisa preencher uma ficha de dados pessoais, fazer a averiguação de sua pressão, furo no dedo para verificação de anemia e passar por avaliação médica.
Do candidato que estiver apto, serão coletados 480 ml de sangue; desses, 450 ml ficam na bolsa e 30 ml são coletados para fazer alguns exames para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, chagas, hepatite B e C e HIV. Caso tenha alguma alteração no resultado, positivo ou inconclusivo, o doador é convocado para uma avaliação médica na Unicamp. Se não entrarem em contato com o mesmo no prazo máximo de 30 dias, os exames estão corretos.
Uma vez que você doa sangue, não existem os mitos e tabus de que o sangue engrossa ou vicia, não aumenta e nem diminui.

Para nova doação de sangue
– Mulheres, após 90 dias, podendo fazer 3 doações em um período de 12 meses;
– Homens, após 60 dias, podendo fazer 4 doações em um período de 12 meses.

Qual o peso ideal
para doar sangue?
O peso mínimo calculado é de 50 kg. O ideal seria pesar 51 kg porque o médico não pesa o doador no dia, mas, como há o desconto de roupas e calçados, o peso mínimo acaba sendo 50 kg. Não se pode fazer a coleta em pessoas que não têm o peso ideal, pois, a bolsa de sangue tem um produto anticoagulante. Se a pessoa pesar menos que o padrão, a coleta deve ser de 350 ml e, quando o sangue entrar em contato com o anticoagulante, terá mais que o mesmo na bolsa do que o próprio sangue, por isso, não se pode coletar menos que 480 ml.

Doação de sangue antes
da vacina da febre amarela
De acordo com o Hemocentro da Unicamp, no fim do ano de 2017, em função das campanhas de vacinação da febre amarela, foi gerada uma queda na doação de sangue, fazendo com que muitas pessoas deixassem de doar, porém, com a volta da vacinação no começo de 2018, para não ter interferência diretamente na doação, a Secretaria obteve avisos antecipadamente de que fizessem primeiro a doação, para depois tomarem a vacina. Caso o indivíduo já tenha tomado a vacina, é necessária a espera por 30 dias.
Para quem for viajar excepcionalmente entre as regiões do Nordeste, Brasília e Rio de Janeiro, em função do Zika Vírus, o Hemocentro pede para aguardar 30 dias para retornar a doar. Na região Norte, por causa da Malária, pede-se para esperar 12 meses para fazer a doação.

O que mais impede
as doações?
Para as pessoas que estiverem com gripe, resfriado ou qualquer tipo de infecção, é recomendado que esperem por pelo menos 7 dias para voltarem a fazer doações. Pessoas que tomam medicações e/ou de uso contínuo ou fazem algum tratamento, é recomendado esperar o término do tratamento, porém, há algumas medicações que, mesmo que o candidato esteja tomando, pode-se liberar para a doação. Em alguns casos, não é o medicamento que interfere na doação, e sim, o porquê do indivíduo estar tomando.

Tatuagens e Piercings
Alguns protocolos foram modificados. Até no ano passado, quem fez ou colocou piercing, esperava 6 meses para fazer nova doação de sangue. Este ano, a espera voltou para 1 ano.
Para alguns exames, como endoscopia, broncoscopia e colonoscopia ou qualquer procedimento invasivo, é recomendada a espera de pelo menos 6 meses.

Há quanto tempo
acontece a campanha?
Esta campanha já acontece há pelos menos 22 anos. A Unicamp faz a campanha no CERC de Cosmópolis há mais de 10 anos.

Campanhas para pré-carnaval

Hemocentro pede doação de sangue antes do carnaval

O Hemocentro, em breve, estará saindo com matérias, campanhas na mídia, meios de comunicações incentivando as pessoas. Como fim do ano é período de férias, o estoque de sangue está muito baixo. E como tem a questão do carnaval, isso acaba se tornando um problema muito sério. O Hemocentro sempre alerta que, se for participar do carnaval, sempre faça uma doação de sangue antes, para, pelo menos, conseguir manter o estoque.
Na Unicamp, são atendidos mais de 40 municípios. Então, há uma demanda grande de pacientes e, nesse período de férias, acabam involuntariamente aumentando os acidentes. Há cirurgias de rotinas, além de transplantes de fígado, coração e medula, que são os procedimentos em que utiliza-se uma quantidade muito grande de sangue.
O principal objetivo é conscientizar a população de modo geral para a importância de doar sangue voluntariamente pelo menos uma vez por ano. Se toda a população compreender isso, não haverá falta de sangue, independente do seu tipo de sangue, seja O- ou B-. O Hemocentro precisa manter uma quantidade satisfatória por mês para atender a população, pois nunca se sabe quando será necessário.
Doar sangue é um ato de cidadania, um ato voluntário. O ideal é que as pessoas possam ter isso sempre em mente.