Há uns anos, em uma conversa com um amigo, ele dizia: ‘tenho que aumentar o meu patrimônio para deixar meus filhos estruturados para quando eu morrer’. Considerando que aquele amigo já era dono de um patrimônio consideravelmente bom, perguntei para ele: ‘onde estão os seus filhos hoje?’ Ele respondeu: ‘todos bem estudados e trabalhando em multinacionais’. Fiz outra pergunta: ‘os salários deles são bons?’ Ao que ele respondeu: ‘alguns deles ganham até melhor do que eu’.
A conversa continuou e eu disse pra ele que a melhor herança que ele poderia ter se preocupado já tinha acontecido: ‘você deu a eles os meios para que eles pudessem gerar suas próprias subsistências e até mesmo gerarem riquezas, você deu a eles boa educação, formou todos eles em boas faculdades e agora eles poderiam “andar com suas próprias pernas”’.
A conversa foi longe, mudamos de assuntos e começamos falar de viagens. Ele me disse: ‘nunca levei minha esposa para umas férias num resort’. Considerando que a questão não era financeira, ele é um homem abastado, as perguntas continuaram! Quem cuidou de todos os filhos? ‘Ela’, respondeu ele.
Enquanto as crianças cresciam, a demanda dela era cansativa? ‘Muito’, respondeu ele! E agora? As “crianças adultas e casadas” ainda precisam de cuidados? ‘Não’, respondeu ele!
Será que ela não merece conhecer um resort? Perguntei a ele.
Ele ficou mudo! Encheu os olhos de lágrimas, me agradeceu e saiu. Uma semana depois, me trouxe a reserva do resort para eu ver.
Contei essa história para fazer um paralelo do que de fato os pais estão deixando para os seus filhos. Um pai de família que se preocupou muito com a herança que iria deixar, mas estava negligenciando algo que é bem mais importante, o legado, o dinheiro, ou melhor, a herança passa, mas o legado fica.
Para aquele amigo, deu tempo de corrigir a rota, começou a trabalhar mais o legado, valorizando o que de fato fica pra sempre, o exemplo de um bom pai, um bom marido. Até hoje, vejo em suas redes sociais os passeios com os filhos, esposa e netos.
Este mês, comemoramos o dia dos pais. E você, pai, o que está valorizando mais? A herança ou o legado? A herança é algo natural que a vida nos proporciona com o fruto do nosso trabalho e esforços, mas o legado é algo que temos que construir com esforços, nos demanda em bons exemplos, boas atitudes, quando muitas vezes abrimos mão dos nossos prazeres em prol dos nossos filhos. Enfim, a verdade é que certamente o seu pai também te deixou um legado.
Infelizmente, muitos pais em nossos dias, não estão dando valor ao legado e se preocupando somente com a herança financeira. Como disse, a herança acontecerá de forma natural; o legado tem que ser intencional, e isso creio que é o maior desafio dessa geração, lutarmos por deixar o que terá valores eternos.
Em Gálatas6.7b diz: “Tudo o que o homem semear, isso também colherás”. Pai, plante as melhores sementes na vida dos teus filhos. Que Deus possa te dar forças e condições para que você alcance o melhor para os teus filhos e assim eles aprenderão o que fazer com os filhos deles. O legado será passado adiante, e vai refletir nos netos e, por sua vez, nas gerações seguintes.
Parabéns a todos os pais! O desafio de ser o melhor pai do mundo “é isso que os filhos esperam”, que você possa alcançar em plenitude. E que você possa se espelhar em Deus como o Pai Padrão.
Pai, parabéns pelo seu dia!
Igreja Evangélica da Paz SHALOM
Comunidade Cristã