Herói do ciclismo brasileiro está em Cosmópolis para um dos maiores desafios mundiais

Marcelo Florentino Soares é conhecido como Mixirica e é o único ciclista a atravessar a Rússia de bicicleta por três vezes

Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, é considerado o novo herói do ciclismo brasileiro. Aos 48 anos de idade, ele é o símbolo de garra, sonho, fé, persistência e muita luta através da bike. A paixão por bicicleta se profissionalizou há 20 anos e, desde então, o atleta vem sendo inspiração por onde passa, principalmente, no meio esportivo.
Orgulhosamente, Mixirica está em Cosmópolis para representar o país em um dos maiores desafios da modalidade: o Race Across America – RAAM, desta vez, por causa da pandemia, de forma virtual.

O que é o Race Across America (RAAM)
O RAAM é uma corrida. Mas, diferentemente dos três grandes Grand European Tours (Tour de France, Vuelta a Espana e Giro de Italia), a RAAM não é uma corrida de palco. RAAM é uma etapa contínua e, uma vez iniciado o relógio, ele não para até a linha de chegada. É o maior contra-relógio do mundo e a última corrida da verdade. A RAAM é cerca de 30% mais longa que o Tour de France. Além disso, os corredores devem completar a distância em aproximadamente metade do tempo, sem dias de descanso. Os pilotos devem pedalar 3000 milhas, em 12 estados, e subir mais de 170.000 pés verticais. Os pilotos solitários têm no máximo 12 dias para completar a corrida, a maioria terminando em 11 dias e a mais rápida em menos de 8 dias. Mixirica afirmou que pedalará 20 horas por dia nos próximos 12 que estão por vir. Ao todo, são atletas de 31 países e ele, representando o Brasil.

Qual o objetivo
Os motivos incluem arrecadar dinheiro para uma causa beneficente, ganhar uma divisão, estabelecer um recorde, conhecer o país, compartilhar uma experiência com amigos, adicionar seu nome à lista de finalistas, etc. Mas, esmagadoramente, a maioria das pessoas corre para a RAAM simplesmente para se divertir e desafiar a si. No caso do Mixirica, o ciclista afirma que “é pela causa social e é competitivo também. Nós estamos em uma competição mundial. Tem essa prova nos Estados Unidos todos os anos, mas foi cancelada por causa da pandemia. Então, eles fizeram de forma virtual e têm atletas do mundo todo”, conta ele, que está pedalando em uma bicicleta apoiada em uma espécie de simulador que te faz sentir as descidas e subidas da corrida de forma real e de frente para uma grande tela simulando as estradas reais dos Estados Unidos da América. “Na verdade, esse daqui é um desafio para visar a caridade social, arrecadação para pets, moradores de ruas e outros. Quem quiser doar, também pelas redes sociais e em São Paulo, há um grupo que está fazendo arrecadações”, salienta Mixirica.

Mais sobre o ciclista Mixirica
Mixirica é o brasileiro que atravessou a Rússia de bicicleta desafiando todos os limites e o maior representante brasileiro da modalidade. Mixirica participou do Trans-Siberian Extreme, a prova de ciclismo mais longa do mundo, em 2016 e 2017. São 14 etapas em apenas 24 dias, em um total de 9.211 km. A rota é três vezes maior do que o Tour de France. A edição passada teve um total de 79.000 metros de ascensão. Dez ciclistas participaram do desafio. Apenas três chegaram até o fim, entre eles, o paulista, em 326 horas.

Desafio
Esta é a primeira vez que o RAAM se tornou virtual e o atleta desabafa. “Nós começamos agora, mas a minha maior dificuldade é com a tecnologia, às vezes, ela falha e, então, temos um segundo ciclista, que é o Gustavo, e dá um jeito na tecnologia. E também o esforço físico, que é uma dificuldade. Esse simulador simula subidas e descidas como se fossem reais. O suor também dificulta porque aqui não tem vento e o ventilador não é o suficiente”.

Preparo físico e psicológico
“O preparo é mais com a parte da tecnologia e o preparo físico não deu muito por conta da pandemia. Em relação ao psicológico, este precisa ser trabalhado. “Demora, demora três vezes mais do que andar na rua, é um negócio do psicológico mesmo. Muito mesmo”, desabafa ele.

A relação com Cosmópolis
Mixirica é nascido e também morador da capital do estado: a Grande São Paulo. Sua relação com Cosmópolis está através da loja cosmopolense fabricante de peças para bicicletas Ballistech, onde ele pedala 20 horas por dia neste momento. Juntamente com apoio do Hotel OYO Cosmópolis, as empresas estão fornecendo suporte e estrutura para o ciclista e sua equipe. Junto de Mixirica está a sua namorada e maior apoiadora moral e psicológica, uma massoterapeuta e um mecânico de bicicletas.

Arrecadação
As redes sociais do ciclista Mixirica são:
Instagram: @marcelomixirica
Facebook: Marcelo Florentino
Link para acompamnhar o ciclista ao vivo nas redes sociais da empresa Ballistech:
https://instagram.com/ballistechparts?igshid=pl8imyk96hbt