A hidroterapia é um exercício terapêutico realizado dentro da água, tendo o objetivo de auxiliar na reabilitação de problemas específicos, como, por exemplo, disfunções ortopédicas, neurológicas, respiratórias, vasculares e também em períodos pré e pós-operatórios.
Segundo a fisioterapeuta, Silony Santos, os pacientes que mais procuram a terapia são aqueles com problemas neurológicos e de coluna. “Pacientes com AVC, pré e pós-operatório de joelho, artrose, hérnia de disco, entre outros problemas de coluna”.
As aulas, que são acompanhadas pelo fisioterapeuta, são aplicadas em pessoas de qualquer idade. “A grande maioria das pessoas para quem dou aulas é idosa. As crianças que fazem a hidroginástica são aquelas que apresentam algum tipo de problema na infância”.
A fisioterapeuta esclarece que, por conta da água, os exercícios acabam sendo executados com maior facilidade. “Quando o paciente está na água, ele pode fazer exercícios sem sentir dor e também fazer menor esforço”.
Benefícios
A hidroterapia traz muitos benefícios, entre eles:
– Fortalecimento muscular;
– Ganho de equilíbrio;
– Alívio das dores musculares e articulares;
– Ganho de coordenação motora;
– Aumento da amplitude das articulações;
– Melhora do sistema cardiorrespiratório;
– Relaxamento muscular;
– Reduz espasmos e contrações musculares.
Tratamento
Os tratamentos realizados nos diversos pacientes variam para cada caso. “O tempo de tratamento leva, no mínimo, dois meses para uma pessoa começar a sentir os efeitos da melhora. Outras pessoas podem conseguir melhora em menos de um ano, e outras levam mais tempo ainda”.
Além disso, o atendimento pode ser individual ou em grupo. “Para garantir a atenção em determinados casos, as aulas podem ser individuais”, afirma.
Exercícios
Os exercícios realizados também são específicos para cada pessoa e também para cada parte do corpo.
“Para os membros inferiores, costumam ser exercícios para: ganho de força e equilíbrio, treino de marcha e resistência. Assim, são utilizados aparelhos como: cama elástica, flutuadores (espaguete), bola e barra”, explica Silony.
Já para os membros superiores são realizados “exercícios para ganho de força, amplitude de articulações, isometria e meio de resistência. Para isso, são utilizados halteres, braceletes, flutuadores (espaguete) e bola”.
Gestantes
Além dos exercícios para pacientes de reabilitação, as gestantes também podem fazer hidroterapia.
De acordo com a fisioterapeuta, para as gestantes, os exercícios devem ser focados na respiração e para dores nas costas. “Para que elas tenham uma gestação mais confortável, com menos dores”.
Para realizar a prática de todos os exercícios de hidroterapia, é necessário o acompanhamento do profissional de fisioterapia.