Hidroterapia auxilia na reabilitação de problemas específicos

A hidroterapia é um exercício terapêutico realizado dentro da água, tendo o objetivo de auxiliar na reabilitação de problemas específicos, como, por exemplo, disfunções ortopédicas, neurológicas, respiratórias, vasculares e também em períodos pré e pós-operatórios.
Segundo a fisioterapeuta, Silony Santos, os pacientes que mais procuram a terapia são aqueles com problemas neurológicos e de coluna. “Pacientes com AVC, pré e pós-operatório de joelho, artrose, hérnia de disco, entre outros problemas de coluna”.

Silony Santos
Fisioterapeuta da Fisioclin Ortopedia/ Fisioterapia
Telefone: 3872-1545

As aulas, que são acompanhadas pelo fisioterapeuta, são aplicadas em pessoas de qualquer idade. “A grande maioria das pessoas para quem dou aulas é idosa. As crianças que fazem a hidroginástica são aquelas que apresentam algum tipo de problema na infância”.
A fisioterapeuta esclarece que, por conta da água, os exercícios acabam sendo executados com maior facilidade. “Quando o paciente está na água, ele pode fazer exercícios sem sentir dor e também fazer menor esforço”.

Benefícios
A hidroterapia traz muitos benefícios, entre eles:
– Fortalecimento muscular;
– Ganho de equilíbrio;
– Alívio das dores musculares e articulares;
– Ganho de coordenação motora;
– Aumento da amplitude das articulações;
– Melhora do sistema cardiorrespiratório;
– Relaxamento muscular;
– Reduz espasmos e contrações musculares.

Tratamento
Os tratamentos realizados nos diversos pacientes variam para cada caso. “O tempo de tratamento leva, no mínimo, dois meses para uma pessoa começar a sentir os efeitos da melhora. Outras pessoas podem conseguir melhora em menos de um ano, e outras levam mais tempo ainda”.
Além disso, o atendimento pode ser individual ou em grupo. “Para garantir a atenção em determinados casos, as aulas podem ser individuais”, afirma.

Exercícios
Os exercícios realizados também são específicos para cada pessoa e também para cada parte do corpo.
“Para os membros inferiores, costumam ser exercícios para: ganho de força e equilíbrio, treino de marcha e resistência. Assim, são utilizados aparelhos como: cama elástica, flutuadores (espaguete), bola e barra”, explica Silony.
Já para os membros superiores são realizados “exercícios para ganho de força, amplitude de articulações, isometria e meio de resistência. Para isso, são utilizados halteres, braceletes, flutuadores (espaguete) e bola”.

Gestantes
Além dos exercícios para pacientes de reabilitação, as gestantes também podem fazer hidroterapia.
De acordo com a fisioterapeuta, para as gestantes, os exercícios devem ser focados na respiração e para dores nas costas. “Para que elas tenham uma gestação mais confortável, com menos dores”.

Para realizar a prática de todos os exercícios de hidroterapia, é necessário o acompanhamento do profissional de fisioterapia.