Hipersensibilidade dentária é provocada pela falta de esmalte nos dentes

Bebidas ácidas, como os refrigerantes, podem causar erosão do esmalte e exposição da dentina

“A dor típica de hipersensibilidade dentinária é curta e aguda, persistindo somente durante a aplicação do estímulo”

A hipersensibilidade dentinária ocorre quando há exposição da dentina (estrutura intermediária do dente) seja por perda de esmalte e/ou cemento. Embora a exposição de dentina possa acontecer em qualquer superfície do dente, a experiência clínica indica que ela ocorre mais frequentemente na área cervical da superfície vestibular dos dentes, que são as áreas próximas à gengiva, relacionadas, principalmente, a lesões não cariosas e/ou retração gengival.
A dor típica de hipersensibilidade dentinária é curta e aguda, persistindo somente durante a aplicação do estímulo (mecânico, térmico e químico).
O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária deve ser feito de maneira minuciosa, em que dados objetivos e subjetivos devem ser colhidos de modo a identificar a área sensível. Quanto ao tratamento, a remoção da causa é essencial para o sucesso. A terapia propriamente dita depende da extensão e profundidade da área afetada. Várias são as substâncias utilizadas atualmente, como técnicas de dessensibilização, desde aplicação de flúor, laserterapia até em casos mais severos restauradores são realizados.
A orientação ao paciente, quanto aos cuidados que ele deve ter de modo a diminuir a possibilidade de apresentar hipersensibilidade dentinária, é muito importante, ressaltando o tipo de dieta e o hábito de escovação.

Dra. Thaís Godoi Gomes
CRO- 132166
AF Odontologia Integrada – Cosmópolis
Clínica Preventive – Artur Nogueira