Histórias de mãe…

Elas transformam o dia a dia, fazem a diferença, dando acolhimento, carinho, amor e respeito; se tornam um referencial positivo na educação e por toda vida de seus filhos...

Mãe de sangue, mãe de coração… não importa, todas são mães de verdade! Esta edição é dedicada a todas elas, mães, que não medem esforços nem sacrifícios na criação e educação de seus filhos.
Elas são presença majoritária no grupo de leitores e assinantes deste jornal e desempenham papel importante na disseminação do hábito de ler, refletindo na cultura de cada ser humano.
Elas se dedicam aos filhos, mas, também são grandes profissionais no mercado de trabalho e na linha de frente no enfrentamento à pandemia da COVID-19.
Elas ainda assumiram o apoio na educação dos filhos em meio ao isolamento imposto para contenção do Coronavírus, agregando conhecimento e aprendizado com as tarefas escolares. Além disso, ainda conseguem trabalhar em Home Office e cuidar dos filhos e, muitas vezes, dos afazeres da casa também.
Elas têm sabedoria para lidar com os problemas, encarando com equilíbrio a solução para cada um deles. São ‘mulheres maravilha’, com ‘superpoderes’ para cuidar de tudo e todos ao mesmo tempo!
Elas transformam o dia a dia, fazem a diferença, dando acolhimento, carinho, amor e respeito; se tornam um referencial positivo na educação e por toda vida de seus filhos…
Na memória eterna, temos aquelas que partiram, deixaram muita saudade, vazio no coração, mas contribuíram com ensinamentos que serão lembrados para sempre, de geração em geração…
Minha eterna avó Amélia sempre dizia que não existe dor maior que a perda de um filho… Também homenageamos aqui as mães que não têm mais os seus filhos presentes, que sentem a ausência de parte de si que se foi, na contramão daquilo que esperamos do ciclo da vida, imaginando que os mais velhos se vão primeiro…
Bem na semana que antecede o Dia das Mães, a mãe do ator Paulo Gustavo (1978-2021) vive este processo doloroso. Como mães e filhos, vamos amar na prática, seguindo as palavras deste gênio, que nos fez rir muito com seus trabalhos, especialmente os filmes ‘Minha mãe é uma peça’ (1, 2 e 3)!
“Contra o preconceito, a intolerância, a mentira e a tristeza já existe vacina. É o afeto, é o amor. Então, diga quanto você ama a quem você ama. Mas, não fique só na declaração, ame na prática” – Paulo Gustavo.

Amo muito você, mãe!!!

Por Luciana Cazella D’Aolio