Home Office: confira dicas para montar seu espaço de trabalho

É muito importante separar o descanso do lar e a rotina de trabalho

O Home Office é um dos espaços que tem ganhado cada vez mais atenção dentro de nossos lares, como área de estudo e trabalho, tornando-se assim um ambiente a ser pensado com cuidado.
Trabalhar em casa não é uma tarefa fácil para todos, afinal algumas pessoas podem ter mais dificuldades para se adaptar ao trabalho remoto. Contudo, é muito importante separar o descanso do lar e a rotina de trabalho.
Para separá-los, você precisará escolher um cantinho especial, não importando se é grande ou pequeno, pois sua área de trabalho pode ser montada em qualquer lugar que melhor se encaixe em sua rotina. Mas, antes de sair escolhendo o lugar da casa, primeiro faça algumas perguntas: Quem vai usar esse espaço? Quantas pessoas irão trabalhar ao mesmo tempo neste espaço? O que ela(s) precisa(m) para atender(em) sua(s) necessidade(s)?
Após fazê-las, selecione seu espaço, lembrando que o home office precisa ser um ambiente calmo, bem iluminado, reservado e confortável, independente se você vai usá-lo para estudar, trabalhar ou criar. Vamos a mais algumas dicas:
Garanta uma boa iluminação
Um ambiente bem iluminado é fundamental para promover conforto e produtividade no seu trabalho, pois ajuda a concentração e melhora a visão. Por isso, prefira espaços com janela e boa iluminação natural, com a mesa próxima à entrada de luz. Mas tome cuidado com o excesso de luz; se possível, prefira colocar a sua mesa de frente para a janela de modo que seu computador fique de costas para a luz, ou seja, com a tela contra a luz para não ocorrer ofuscamento e prejudicar a visão da mesma. Porém, se não for possível, não tem problema, invista em cortinas para controlar a luminosidade e garantir o seu conforto.
Escolha as cores corretas
Sabemos que as cores possuem significados e nos estimulam sensações diferentes. Então, na hora de escolher os tons do seu home office, vale equilibrar colorações neutras e vibrantes. Sendo assim, você não cria um espaço totalmente relaxante, como também evita distrações. Não tenha medo de colorir, as cores sempre são nossas aliadas. Escolha uma cor neutra, como cinza e bege, trabalhe com uma parede em uma cor que você mais se identifica, como por exemplo os verdes, amarelos e azuis. Lembrando sempre de dosar, não escolha cores puras demais nem fechadas ou abertas demais e procure imagens de inspirações. Procure também entender sobre as cores e seus efeitos no nosso cotidiano.
Escolha móveis úteis e práticos
A mesa de trabalho pode ser de vários tipos: escrivaninha, tampo com cavaletes, móveis planejados. A escolha vai depender muito do seu estilo, e também das suas necessidades. Os gaveteiros também são ótimas opções para se ter no escritório, além de serem compactos, ajudam a guardar documentos, pastas e outras papeladas. Eles podem ser colocados embaixo da escrivaninha ou no cantinho da parede. Pense também em objetos funcionais para decorar o ambiente, coloque os itens que vai usar durante o trabalho de forma organizada, sem criar bagunça. É importante ter tudo que precisa a seu alcance, de forma prática. Como, por exemplo: pode-se trabalhar com nichos, prateleiras ou armários nas paredes de forma que melhor funcione para o seu dia a dia. E não deixe de lado os quadros e objetos decorativos, lousa de vidro branco para escrever com caneta e organizar-se, tinta lousa, murais para post-it e anotações, kits para organização de lápis, canetas e papéis, o que combinar melhor com sua personalidade, trabalho e for mais prático para você. Escolha um modelo de cadeira de escritório que seja ergonômico e com altura regulável para que a sua coluna fique ereta, seus braços possam ser apoiados na altura do cotovelo e sua cabeça fique a uma altura adequada da tela. Existem muitos estilos possíveis para o seu home office: clean e moderno, madeirado e aconchegante, minimalista, clássico, cool… Além de pensar no estilo que você quer, pense nos objetos que vão deixar o espaço com a sua cara.
Inclua as plantas na decoração
Além de decorativas, as plantas inspiram bem-estar e trazem vida a qualquer ambiente. Por isso, são imprescindíveis para o home office. Se o seu cantinho não tem muita luz, escolha plantinhas de sombra. Existem muitas espécies que são ideais para ambientes internos, e que também não precisam de tanta água.
E aí, ficou com vontade de transformar o seu home office?

 

Luiza de Campos Ranzani, Designer de Interiores