Home office pode provocar problemas na coluna

De acordo com a OMS, 80% da população mundial tiveram ou terão dor na coluna vertebral

Dr. Raul M. Casagrande Ortopedista CRM 139.858

Com o surgimento do Novo Coronavírus e a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os cidadãos fiquem em casa, todo o planeta precisou se adaptar à rotina em home office. Os computadores, cadeiras confortáveis, apoios de braço, pés e mãos foram substituídos por um ambiente composto por sofás, almofadas e cadeiras nem sempre tão confortáveis. Mas é preciso estabelecer condições mínimas de trabalho, já que um dos primeiros alertas do corpo de que algo está errado é a dor na coluna.
De acordo com a OMS, 80% da população mundial tiveram ou terão dor na coluna vertebral pelo menos em algum momento da vida. “As principais causas de dor lombar são as dores mecânicas, causadas por desequilíbrio muscular, ligamentar, que estão relacionadas ao sedentarismo, sobrepeso e falta de reequilíbrio muscular. Outras causas importantes são as patologias da coluna, incluindo as hérnias de disco, as alterações ósseas degenerativas e comprometimentos neurológicos, que envolvem a coluna lombar. Se a pessoa já apresenta esses fatores de risco e não previne durante o trabalho em home office, pode sofrer com dores na região da coluna”.
A orientação é investir em exercícios físicos simples, que vão diminuir o desconforto durante esse período de quarentena. “A lombalgia é uma das principais causas de procura de atendimento médico em ortopedia. A prevenção das dores lombares justamente passa por esse hábito do exercício físico leve e regular, envolvendo exercícios de fortalecimento, alongamento, que hoje em dia são chamados de exercícios funcionais, para manutenção do equilíbrio muscular, do tronco e de membros inferiores de uma maneira geral”,
O ideal é investir em exercícios leves e simples de serem executados em casa, com a regularidade de 3 a 4 vezes por semana, em dias alternados, ou diariamente, em torno de 30 minutos por dia. “A dor na região lombar causa um desconforto enorme e pode levar a outros problemas como ansiedade e mau humor. E neste período de pandemia, o melhor remédio é a prevenção. É preciso adotar uma rotina de exercícios funcionais e ficar atento ainda com a cadeira que o profissional está trabalhando e a altura do computador”.
Confira algumas dicas para prevenir a dor lombar durante o período de home office:
• Praticar exercícios aeróbicos regulares e alongamentos;
• Evitar ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); a recomendação é levantar a cada hora, pelo menos 10 minutos.
• A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão;
• Importante deixar a coluna e o pescoço eretos, e apoiados no encosto da cadeira. Ajustar a altura do monitor para que a parte superior da tela permaneça na altura da linha visual. Se usar notebook, a dica é improvisar livros embaixo dele para que fique na linha do olho.