Homem é morto a tiros em lanchonete no Chico Mendes

O servidor público Ronaldo Lopes de Lima, de 45 anos, faleceu no último sábado, 28, após ser atingido por três tiros disparados da arma de um Policial Militar à paisana. O caso aconteceu por volta das 20 horas em um comércio localizado na Avenida dos Trabalhadores, no bairro Chico Mendes.

De acordo  com o Boletim de Ocorrência, Policiais Militares foram solicitados para atender ocorrência de roubo no referido local e envolvendo um Policial Militar de folga. Segundo informaram, o autor estaria no local lanchando com a família, quando adentrou a vítima, a qual ainda não conhecia, e se dirigiu primeiro ao autor e anunciou o assalto, ordenando aos gritos que lhe fosse entregue dinheiro, circulando pelo recinto e ainda repetindo a expressão “perdeu, perdeu” (sic).

Em momento que o autor considerou apropriado, se levantou e virou, se identificando como policial e pediu para que a vítima largasse a arma. Contudo, esta efetuou um movimento em sua direção, o que fez com que o autor disparasse três vezes, atingindo-o.

Ainda de acordo com o B.O., o autor deu prosseguimento a um procedimento padrão para situações da espécie, retirando a arma utilizada pela vítima de seu alcance, quando só então notou tratar-se de um simulacro. Ainda foi à rua em busca de possíveis comparsas de um crime que até então julgava estar ocorrendo realmente. Pediu para que a esposa acionasse a Polícia Militar para comparecer ao local.

Ainda segundo o histórico do Boletim de Ocorrência, de número 3460/2019, “o comerciante envolvido relatou que não viu nenhuma arma com a vítima, mas que esta simulou estar armada, dizendo que conhecia o autor e este já era acostumado a fazer esse tipo de brincadeira, simulando assalto no estabelecimento”.

Não houve tempo para socorro, visto que os ferimentos foram fatais. Socorristas da ambulância municipal constataram o óbito meia hora depois.

Em poucos momentos, a população se aproximou em massa no local com curiosidade. Contudo, faixas foram colocadas pela PM delimitando e preservando o local com margem de segurança. Muitas viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil compareceram para preservar o lugar e atender a ocorrência, bem como, dar início à apuração das circunstâncias do crime.

Horas mais tarde, por volta das 22 horas, a perícia criminal da cidade de Americana chegou para o trabalho técnico.

O corpo só foi retirado por volta das 23 horas pelo serviço funerário com a rua ainda lotada de populares.

Ronaldo Lopes de Lima trabalhava no Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade de Cosmópolis.