Indivíduo, de 40 anos, sacou uma faca e foi em direção ao GM que estava preso pelo cinturão no forro do telhado da Escola Alemã
O indivíduo, de 40 anos, sem residência fixa, que atentou contra um Guarda Municipal (GM) na tarde de quarta-feira (14), na Escola Alemã, durante tentativa de furto ao local, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito.
A ocorrência teve início às 15h20 de quarta-feira (14), quando as equipes da GM foram acionadas via CECOM (Central de Comunicação), onde as viaturas de patrulhamento convencional VTR-20, 21 e 22 atenderam o chamado do solicitante (responsável pela edificação da Escola Alemã), relatando que um indivíduo teria adentrado pelo telhado e estaria em cima do forro, possivelmente realizando furto.
Com a chegada das equipes, foi informado, via rede de rádio, que foram ouvidos barulhos no forro, momento em que as equipes do DAESP – Divisão de Ações Especializadas, ROMU-03, se deslocaram para apoio.
Com a chegada do GEPAR e ROMU e o responsável que já estava no local, o prédio foi aberto e foi realizada uma varredura.
Foi localizado um saco preto, contendo utensílios de alumínio e fiação de cobre, já do lado de fora do prédio.
Durante a varredura, foi identificado o autor, tentando se esconder no forro, momento em que foi dada voz de prisão e solicitado que ele se levantasse, porém, com resistência, o indivíduo retirou algumas telhas e tentou fuga pelos telhados.
Com o local cercado, o GM que se encontrava também no forro foi até a abertura na tentativa de abordagem do autor, porém, com o espaço reduzido, ele acabou ficando impedido pelo cinturão, não conseguindo subir para o telhado.
Neste momento, o autor sacou uma lâmina e partiu em direção ao GM, o qual deu ordens para soltar a faca, bem como as equipes em solo.
Em seguida, foram realizados disparos de espingarda calibre 12 GAUGE, com munições de menor potencial ofensivo, não obtendo êxito na ação do autor. Em ato contínuo, foram realizados disparos de arma de fogo, vindo a atingir 01 disparo, cessando a injusta agressão.
O indivíduo tentou fuga, ainda pelo telhado, momento em que se deitou no telhado com ferimentos visíveis e foi acionada a ambulância.
Foi realizada uma ação para remoção do indivíduo, onde, com êxito e menor risco possível, as equipes conseguiram colocar o indivíduo ao solo, sendo resgatado pelo setor de ambulância até o Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia, onde ficou sob observação em estado grave, aguardando transferência para um centro de tratamento intensivo especializado, mas, acabou evoluindo a óbito.
Foi solicitada a presença da Polícia Científica no local, através da equipe de perícia e fotógrafo.
Todos envolvidos compareceram à Delegacia de Polícia, onde foi elaborado Boletim de Ocorrência de natureza por Furto/ Tentativa de Homicídio/ Homicídio/ Morte por Decorrência de Intervenção Policial.
Divisão de Ações Especializadas (DAESP) – ROMU-03
BOPC: CC9876/2024
BOGM: 84157/2024