“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23
I – Salmo 8.1-5 O homem é a coroa da criação.
A Bíblia é a autoridade máxima no assunto da criação. Ela nos mostra claramente que foi Deus quem criou o homem. O ser humano ganhou de Seu criador características específicas, que só ele possui dentre todos os seres criados. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). O homem foi criado para viver eternamente com Deus. Foi dotado de uma natureza capaz de servir, conhecer e amar o seu Criador.
II – Salmo 8.6-10 O homem como criatura de Deus.
Na segunda narrativa da criação, em Gênesis 2.4-17, o homem é o ponto central que Deus criou. Sua humanidade consiste na vida que Deus lhe outorgou (Gn 2.7b), e em sua correspondência a Deus (Gn 1.27a). É considerado digno de ouvir palavras diretamente de Deus (Gn 1.27a), e de receber tarefas da parte Dele (Gn 2.16,17; 1.28). Mediante a sua desobediência tornou-se vítima da morte, que não lhe havia sido destinada originalmente. Logo após o pecado, a Palavra de Deus se refere ao homem como sendo transitório (Gn 3.19; Sl 104.23). Adão e Eva foram provados em circunstâncias mais favoráveis que desfavoráveis. Eram dotados de mente clara e coração puro, com a capacidade para fazer o bem. Deus lhes deu Sua própria presença e comunhão (Gn 3.8), porém, eles fracassaram.
III – Salmo 8.6-10 O homem como criatura de Deus.
O homem como criatura deve a Deus obediência e serviço, sem qualquer direito prévio de recompensa. Ele depende inteiramente do Senhor para sua subsistência. Sem Ele, o homem não passa de um monte de pó (Sl 104.29). ”De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Ec 12.13).
IV – Gênesis 4.8-26 O homem foge de Deus tornando-se um perdido.
Nem Deus, nem o homem são autores do pecado, pois este é algo que surgiu com satanás, e veio ao homem na figura da serpente (também satanás). Leia os textos da Bíblia de 2Co 11.14 e Ap 12.9 para comprovar este fato. Observe que quando satanás veio tentar a Eva fez lançando dúvida sobre a Palavra que Deus havia falado: “Foi assim que Deus disse?” (Gn 3.1). A dúvida leva o homem à desobediência, e esta o leva a se distanciar cada vez mais do Senhor. Até quando a desobediência entra na igreja, ela produz este mesmo resultado: afastamento de Deus. A Igreja precisa estar fundamentada nas Promessas de Jesus Cristo, e delas não se afastar nem um pouco.
V – Gênesis 3.15-21 Deus promete a recuperação do homem.
Em Sua infinita misericórdia, Deus, ao ver o estado lamentável em que se meteu sua criatura, prometeu que iria redimir os homens do pecado. Seu filho Jesus Cristo (Gn 3.15,16). Deus inicia a grande busca do homem perdido. Já em Gn3.21, vemos um quadro em miniatura de todo o plano da redenção do homem: mediante o sangue vertido dos animais, houve cobertura para a nudez de Adão e Eva, e mediante o sangue vertido de Jesus há salvação para toda a humanidade. O texto de Hebreus 11.4 nos mostra que não há como apagar o pecado senão pelo sangue “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10).
Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana