Homeopatia: a arte da cura pela natureza

O que é homeopatia?
A homeopatia é um sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas, criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
O princípio da lei dos semelhantes estabelece que uma doença específica pode ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Ou seja: o que causa mal a alguém “saudável” pode curar alguém doente. Se um veneno produz efeitos, como vômitos em uma pessoa, a versão homeopática (diluída) desse mesmo veneno poderá tratar pacientes com problemas de vômitos recorrentes, e assim por diante.

O que é medicameno
homeopático?
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal. São administrados na forma de gotas ou glóbulos e têm como objetivo desencadear o sistema natural do corpo à cura.
As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e, a partir delas, são iniciados os processos das diluições sucessivas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.
Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis – vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.

Para que serve?
De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
A homeopatia é, frequentemente, indicada para problemas como gripes, vertigem, otites, fibromialgia, do trato gastrointestinal (diarreias, prisão de ventre, refluxo, vômitos), ginecológicos (menopausa, menstruação, miomas, infertilidade), dermatológicos (acne, alopecia, melasma, queimaduras, dermatites), trato respiratório (bronquite, asma, rinite, sinusite), doenças persistentes como infecções virais e bacterianas frequentes e doenças alérgicas), problemas osteomusculares (fraturas, entorses, dores, osteoartrite). Além disso, pode buscar a cura para problemas emocionais, como a depressão, ansiedade.
Contudo, pacientes que sofrem de distúrbios graves como diabetes não devem substituir a terapia convencional por remédios homeopáticos, exceto com o consentimento do endocrinologista ou especialista responsável.

Por que a consulta homeopática é diferente da alopática?
A consulta homeopática se caracteriza por abordar uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta de um médico. Além de fazermos os diagnósticos usuais, realizamos uma série de outros diagnósticos homeopáticos, inclusive, o medicamentoso, utilizando o procedimento de Repertorização.
O tempo necessário para a realização da consulta homeopática dependerá basicamente da qualidade das informações fornecidas pelo paciente, a experiência do homeopata e os recursos disponíveis para sua realização. Normalmente, a cada regresso do paciente, o homeopata avalia os sintomas pelos quais foi prescrito o medicamento, fazendo, assim, o que chamamos de uma Nova Avaliação, o que é absolutamente diferente de um simples retorno, pois, implica na retomada de todo o caso. Avaliações mais frequentes para verificar como está evoluindo um determinado quadro patológico (amigdalite, pneumonia por ex.) chamamos de Revisões. As Novas Avaliações e Revisões são solicitadas pelo homeopata com a finalidade de dar seguimento ao tratamento homeopático, sendo imprescindíveis para o seu sucesso.
A Homeopatia cura
todas as doenças?
Não, a homeopatia não é a panacéia universal. Como toda técnica terapêutica, tem seu campo de atuação e limites. A habilidade e experiência do homeopata influeciam nos resultados, na medida em que os sintomas a serem tomados para a prescrição dependem de um acurado exame, em que a hierarquização realmente eficaz para cada caso depende muito mais da capacidade de percepção e julgamento do homeopata (adquiridas na prática diária) do que da erudição técnica. A colaboração do paciente, fornecendo os sintomas de forma clara e fidedigna, o uso ou não de outros produtos concomitantemente, a qualidade do medicamento homeopático e a condição genética (herdada) do paciente também são fatores determinantes do sucesso total ou parcial do tratamento homeopático.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece oficialmente a Homeopatia como medicina alternativa e complementar desde 1978, e recomenda a aplicação dessa disciplina em todos os sistemas de saúde no mundo. Estima-se, de acordo com dados fornecidos pela OMS, que cerca de 500 milhões de pessoas recebem tratamento homeopático em todo o mundo.No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde desde 2006.
Sendo assim, a Homeopatia é:

Dra. Janaina T. Genaro Fisioterapeuta Homeopata Crefito 125554F
Atende na clínica Fisioarte Rua São Paulo, n° 304 Tel: 3872 7879/99238 0775

1. É a primeira e mais popular das terapias naturais.
2. É eficiente e rápida.
3. A maneira de ser, mesmo fisicamente, como se percebe o frio ou calor, os gostos e desgostos, e tantas maneiras diferentes de perceber e reagir ao ambiente que nos cerca, nos tornam únicos. E, acima de tudo, os sintomas, queixas, medos e distúrbios emocionais levam a adoecer.
4. Sua expansão no mundo é cada vez maior.
5. Como exemplo, podemos citar que é popular entre atletas e grandes clubes na Europa, não somente para curar lesões mais comuns nos esportes, como também para evitar as consequências do desgaste excessivo em treinamento e competição, para aumentar a força dos atletas e para enfrentar os desafios psicológicos de uma competição. E por ter toxicidade zero, não é considerada relevante para exames antidoping.
6. É uma arte verdadeiramente holística e refinada de cura, e apesar de ser combatida constantemente pela indústria farmacêutica, é cada vez mais procurada no mundo.