Horário de verão terá período mais curto e começará em novembro

O horário de verão terminará no próximo sábado (17), com o objetivo de visar a economia de energia em grandes centros brasileiros, sendo eles as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Roberto Airoldi
Clínico Geral
Clínica Médica
Endoscopia e cirurgia do aparelho digestivo
Rua Ramos de Azevedo, 139, Centro

Diminuição do período
Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou um decreto que diminuía o período do horário de verão, que contou com 126 dias, iniciados no dia 13 de outubro do ano passado. Para 2018, o período passará a iniciar no dia 4 de novembro e continuará a finalizar no terceiro domingo de fevereiro.
A redução de duas semanas se deu em decorrência do período eleitoral, pois facilitará a apuração dos votos. Além disso, a medida de adiantamento em uma hora para o horário de verão não vem sendo tão mais benéfica para a economia de energia, gerando discussões sobre a continuidade do sistema.

Cuidados a serem tomados
Atrasar o relógio em uma hora pode acarretar alguns efeitos colaterais a pessoas muito acostumadas à rotina de verão. Por escurecer mais tarde, muitas pessoas tendem a jantar e dormir mais tarde, enfrentando grandes dificuldades em adaptar-se a um dia mais curto.
Segundo o clínico geral, Roberto Airoldi, é comum haver maior cansaço físico e mental, sonolência e grande dificuldade de concentração.
“Em geral, precisamos de 10 dias para nos adaptar novamente à rotina. Dormir mais cedo, em torno de 15 minutos antes do habitual, já pode ajudar a diminuir o cansaço”, afirma o clínico.