Samaritano chega a Cosmópolis e tem inauguração prevista para 2019

Foi realizada, na noite da última sexta-feira (20), a divulgação da chegada do Samaritano a Cosmópolis. O planejamento da construção do prédio esteve em andamento desde maio de 2017 e veio a ser formalizado no início deste ano. A apresentação do projeto aconteceu no Cosmopolitano Futebol Clube (CFC).

Em Cosmópolis
A Instituição Samaritano será de caráter privado e contará com 15 mil metros de área. Segundo o diretor geral, Ricardo Dicaprio, o prédio será construído nas margens da Rodovia SP 332 próximo ao trevo que vem sendo construído na pista.

“Estamos visando a preservação da área verde, já que o local comprado possui grande quantidade”, explica Ricardo. “Ao todo, usaremos 9 mil metros para a construção do hospital, que iniciará em agosto deste ano. Para a primeira etapa, 3 mil metros serão ocupados, com previsão de inauguração para março ou abril de 2019”, continua.

A construção acontecerá por etapas. Para setembro de 2019, está prevista a abertura do centro cirúrgico com 40 leitos (inicialmente), uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) juntamente ao cateterismo cardíaco.

Por fim, de acordo com a demanda, será ampliada a quantidade de leitos, que deve chegar a 200 no total.

Além disso, o projeto em Cosmópolis deve abrir em torno de 350 vagas de empregos para a população. “Como previsão inicial, teremos 75 empregos diretos no pronto socorro. Já na segunda etapa, chegaremos entre 130 a 150 funcionários. Finalizaremos com 350 empregados”, acrescenta.

Atualmente, o Samaritano já conta com um plano de saúde próprio, que será ampliado para atingir um público maior. De acordo com o diretor, há grande possibilidade de oferecimento do plano a empresas em relação a custo benefício.

A instituição não contará com o Sistema Único de Saúde (SUS), mas passará a receber as pacientes da maternidade que atualmente são atendidas em Campinas. “Cirurgias e terapias intensivas também serão realizadas no hospital”, explica.

Sendo assim, os 100 primeiros bebês nascidos no município terão uma árvore plantada na área do  Samaritano para acompanhar a evolução de suas vidas juntamente à empresa.

Estrutura
O prédio será dividido em três blocos: no piso inferior serão construídos o pronto socorro, ambiente para radiologia, raio X, ultra-som, tomografia e ressonância magnética. Ainda na região, poderão ser encontrados clínicos gerais, ala de pediatria, ginecologia e ortopedia. Além disso, a entrada de urgência será separada do fluxo ambulatorial.

“O bloco do meio será destinado ao centro cirúrgico, internação e terapia intensiva. Já a parte superior terá a área de ambulatórios e medicina preventiva”, explica.

Metodologia de trabalho
O uso da tecnologia de informação vem sendo alvo de grande investimento pela instituição. A digitalização da interface do trabalho médico com os clientes visa melhorias na qualidade de serviço, facilidade de acesso e resolução dos casos.