Hospital continua realizando partos no município

Há seis meses, a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis voltou a realizar os atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o dia 1 de novembro de 2018, a Santa Casa, que conta com 56 leitos de clínica geral e 07 leitos de UTI em pleno funcionamento, além de uma estrutura completamente renovada por iniciativa da nova administração, passou a receber o valor do repasse de R$ 840 mil, verba que, há meses, é discutida em sessão ordinária, por não ser suficiente para manter a qualidade no atendimento dos munícipes.
Desta forma, foi cogitada a possibilidade de mudanças, a partir de uma adequação do contrato do “SUS” com a Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Nesta adequação, novamente, os partos deixariam de ser realizados na cidade e seriam encaminhados para fora do município. Outra mudança tratava-se dos atendimentos clínicos de pediatria, que atualmente são realizados 24 horas por dia, e passariam a ser das 7 horas às 13 horas, totalizando seis horas por dia.
Apesar da foto dos respectivos comunicados terem ‘viralizado’ nas redes sociais, revoltando muitos internautas, as mudanças não foram concretizadas devido vigências de contrato e a assessoria do Hospital afirma que os atendimentos seguem normalmente.
A Santa Casa de Misericórdia lamentou a preocupação dos munícipes, contudo, afirma que os atendimentos realizados devem ser feitos com excelência e, para isso, precisa de mais recursos para a única instituição de saúde da cidade.