Hospital investe em equipamentos e modernização da estrutura da Santa Casa

Desde que a atual gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis assumiu a administração da única instituição de saúde do município, foi possível notar melhorias, tanto na estrutura quanto na equipe de atendimento.
Vale lembrar que o Hospital, mesmo com baixa subvenção municipal e falta de apoio governamental, tem amparado a saúde do cidadão de todas as formas.
Com investimentos contínuos, há pouco, uma nova conquista: um equipamento de tomografia sem igual na região. Veja mais:

A tomografia
De acordo com um dos diretores da Santa Casa de Misericórdia, o equipamento chegou em fevereiro, contudo, por necessitar de adequações, somente no mês de maio passou a operar. “Nós tivemos um impacto muito grande para a instalação da máquina de tomografia em virtude de alterações de projeto. Contudo, acabou de ser feita a instalação desta completa e todo um preparo de equipe treinada para manuseá-la,” afirmou ele.

Diferencial
“Todo equipamento que emite radiação, como neste caso e desse porte, possui controle de temperatura, controle de umidade de ar e se trata de funcionamento 24 horas. Trata-se de um equipamento que não desliga e, uma vez ligado, ele permanece ininterrupto, por isso, outros equipamentos estão ligados a ele, em torno dele, para manter esta constante”.

Investimento
“Nós imaginávamos que a estrutura elétrica local estava satisfatória e não estava. Então, fizemos um investimento na casa de R$ 800 mil para a compra do equipamento, mais as adaptações de sala e elétrica, que custam muito caro. Então, o total de investimento ultrapassou a marca de R$ 1 milhão”.

Benefício da população
“O chamariz de tudo foi o benefício para a população, o que nos levou à troca do equipamento. Nós tínhamos um, não deteriorado, mas, bem obsoleto. Mesmo assim, nós pensamos no projeto que nós viemos aqui pra Cosmópolis para trazer melhoria e qualidade! A ideia foi comprar o equipamento ao invés de reformá-lo”.

Qualidade
“Visando isso, nós escolhemos o equipamento da Toshiba, CANON, porque ele é de uma qualidade diferenciada. Ele possui limitador quanto ao nível de exposição à radiação do paciente, faz corte 3D e, hoje, nós conseguimos trazer para os nossos médicos e médicos de toda região uma qualidade de exame que não se encontra a menos de 40 km de distância, talvez, em Campinas, ou mais longe. E estamos conseguindo proporcionar isso para dentro de Cosmópolis. Tomografia, Angiotomografia, a ideia foi essa: trazer um novo conceito de imagem para cá, mostrando para Cosmópolis e região que nós sabemos o que estamos aqui para fazer”.

Sucesso
“Para a implantação do equipamento, é necessário ter pacientes para rodar exames. No primeiro dia de funcionamento, fizemos 18 exames, para nossa surpresa, sem anunciar e para a busca das pessoas que precisavam deste equipamento”.

Outras melhorias
“Também tínhamos outro equipamento, antigo e obsoleto, que se tratava de ultrassom, e nós fizemos a compra de dois novos, o que hoje melhora a qualidade do exame para o melhor diagnóstico das mães e que evita tomar uma radiação desnecessária”.

Exames
“Melhoramos o serviço de colonoscopia e endoscopia. Nós começamos apenas com um equipamento, e hoje, estamos operando com dois de cada, um fluxo muito maior, além de estar sendo tratado em um setor separado. Reformamos um espaço para isso, uma equipe de Campinas vem exclusivamente para esse tratamento”.

Boas notícias
“Já inauguramos nossa UTI, que conta com 7 leitos. Extremamente apta e competente, tão competente, que temos marcada nossa primeira cirurgia cardíaca neste mês. Visto que não basta ter apenas um excelente cirurgião cardíaco, mas, também, uma boa UTI para dar uma qualidade excelente para cada paciente no pós cirúrgico. Fechamos um tripé para atender a população: uma equipe de excelência, ótimos equipamentos e excelentes parceiros. Bom atendimento, melhoria na qualidade e um aperfeiçoamento diário”, finaliza ele.