A notícia do fechamento foi verdadeira, porém, após reuniões, voltaram atrás com a permanência das atividades hospitalares
Momentos após, a notícia passou a ser veiculada nas redes sociais, gerando repúdio e indignação da população. Inclusive, cosmopolenses já estavam agendando passeata na segunda-feira, às 5h30 da manhã. A nota, em forma de Comunicado Urgente, explica:”É com grande pesar que, após muitos anos servindo a população de Cosmópolis e também pessoas não residentes em Cosmópolis, somos obrigados a interromper temporariamente nossas atividades do pronto socorro.
A exemplo de entidades similares a nossa, não dispomos mais de recursos para o atendimento mínimo satisfatório.
Estaremos funcionando até o dia 02 de novembro de 2015 às 7:00 da manhã. Informamos ainda que pretendemos reabrir o pronto socorro assim que conseguirmos recursos financeiros para tanto”.Na manhã desta sexta-feira (30), o jornal GAZETA de COSMÓPOLIS procurou pela administração do hospital local e a Diretora Administrativa Maura Cristina Stahl explica que o encerramento das atividades foi suspenso. Segundo ela, uma verba que vinha sendo repassada pelo governo estadual foi cortada.
Contudo, após uma reunião com a Prefeitura Municipal de Cosmópolis, a administração do Hospital suspendeu o fechamento da entidade por receber um novo apoio do município.
“Após uma reunião, nós realmente suspendemos o fechamento do hospital e gostaria de deixar bem claro que não é por conta de repasse da Prefeitura e nem de verba federal, o problema é um repasse Estadual que foi suspenso. Continuamos em uma situação difícil financeiramente, não temos verba suficiente ou satisfatória, mas, acredito que, depois dessa conversação, entraremos em um acordo.”